CITROËN C5 AIRCROSS HYBRID: CHEGA A VERSÃO HÍBRIDA PLUG-IN DO MODELO FRANCÊS

O Grupo PSA prossegue em sua corrida para a eletrificação. Depois do recente lançamento de dois novos modelos completamente elétricos, o Peugeot e-208 e o Opel Corsa-e, chega o momento das versões híbridas plug-in dos quatro SUVs referência nas marcas que formam o grupo automobilístico. O último a chegar foi o Citroën C5 Aircross Hybrid.
Deste modo, o C5 Aircross se soma ao Peugeot 3008 Hybrid4, ao Opel Grandland X Hybrid4 e ao DS 7 Crossback E-Tense 4×4. No entanto, no caso da Citorën, seu crossover híbrido plug-in não contará com o mesmo sistema de propulsão com tração nas quatro rodas, mas apostará em uma versão um pouco menos potente e com tração exclusivamente dianteira.
O Citroën C5 Aircross Hybrid combina um motor a gasolina turbo 1.6 PureTech com 180 cv de potência e um propulsor elétrico com 108 cv para uma potência total de 225 cv e um torque máximo disponível instantaneamente de 320 Nm. A mecânica inclui também uma transmissão automática eletrificada, denominada e-EAT8, de oito velocidades conectada ao motor elétrico no eixo dianteiro e a uma bateria de íons de lítio de 13.2 kWh de capacidade.
Localizada debaixo do banco traseiro, a bateria outorga suficiente autonomia ao SUV híbrido plug-in da Citroën para rodar até 50 quilômetros com uma só carga, segundo dados do ciclo de homologação WLTP. Conectada a uma caixa de parede de 32A com um carregador opcional de 7.4 kW, a bateria será recarregada por completo em somente 2 horas, enquanto que, se a escolha for por uma opção menos potente, de 14A, o tempo aumenta até as 4 horas, ou inclusive 7 horas se a conexão for em uma tomada doméstica de 8A - ambos com um carregador padrão de 3.7 kWh.
Por outro lado, o Citroën C5 Aircross Hybrid homologa um consumo médio de 58.8 km/l, assim como emissões de CO2 de somente 39 g/km, enquanto que pode circular em modo elétrico em velocidades de até 135 km/h. Mas isso tudo é a nível interno, já que o primeiro carro híbrido plug-in da Citroën se diferencia do resto da linha a nível estético por seus detalhes na cor Anodised Blue, o logotipo ‘hybrid’ colocado na tampa traseira e um ‘h’ nos para-lamas dianteiros. Também foi instalada uma tomada de carga elétrica no lado esquerdo da carroceria.
Outros detalhes diferenciadores no C5 Aircross híbrido plug-in são o espelho retrovisor interno eletrocromático equipado com uma luz azul que informa que a condução está sendo feita em modo elétrico, novos gráficos para o quadro de instrumentos digital de 12.3 polegadas e a tela táctil central de 8.0 polegadas, assim como um novo seletor de modos de condução no console que inclui os modos Hybrid e Sport.
O modelo será fabricado na planta francesa de Rennes-La Janais, junto com as versões de motor a combustão interna tradicional do Citroën C5 Aircross. As primeiras entregas estão previstas para chegar aos concessionários durante o primeiro semestre de 2020.