CITROËN CELEBRA OS 20 ANOS DO C3 PLURIEL
A Citroën celebra o vigésimo aniversário do C3 Pluriel, único em sua classe, e que foi apresentado em maio de 2003, apenas um ano depois da apresentação do C3. Foram fabricadas 115.097 unidades deste compacto hatchback de três portas na planta espanhola de Villaverde entre 2003 e 2010.
O C3 Pluriel é um veículo único que esteve disponível em várias versões e que incorporou muitos elementos mecânicos do C3, sem reduzir o conforto e a segurança. O veículo foi reforçado com componentes especiais para garantir que seus ocupantes contassem com a mesma segurança oferecida pelos veículos fechados. Também incorporou vários elementos de assistência à condução, como ABS e frenagem de emergência. Seu interior oferecia todo o conforto de um sedan, com quatro lugares e um avançado isolamento sonoro e térmico, tudo isso em um veículo que se destacava por sua originalidade. Graças ao seu amplo para-brisa e vidros de grande tamanho, o C3 Pluriel oferecia uma visão panorâmica em todas as suas versões. Além disso, os apoios de cabeça abertos permitiam desfrutar de uma visibilidade excelente e reforçavam a originalidade do design do veículo.
Este novo veículo permitiu à Citroën demonstrar sua mentalidade inovadora. O C3 Pluriel foi eleito o Conversível do Ano em 2003, o ano de sua apresentação. Este reconhecimento não só fez que o C3 Pluriel se destacasse entre sua concorrência: o Conversível do Ano também era um sedan.
Do conceito ao produto
O C3 Pluriel foi baseado no Pluriel Concept, apresentado no Salão de Frankfurt de 1999. Com este novo veículo, a Citroën quis fazer a transição do concept a um veículo de produção. Tudo isso sem perder o caráter original do concept e fazendo as menores concessões possíveis para adaptar-se às necessidades da produção em série.
Para tornar a transição do concept ao produto, aproximadamente 150 pessoas uniram seus esforços para desenvolver soluções técnicas que combinassem o número máximo de opcionais possíveis em um só veículo.
Um veículo modular atrativo
O C3 Pluriel permitiu à Citroën dar um novo passo para ampliar os limites da modularidade automotiva. O veículo foi oferecido em uma gama de configurações sem precedentes, somando um total de cinco versões. Com sua configuração original, era um modelo com linhas fluidas e volumes generosos. Ao abrir o teto, podia ser transformado em um veículo panorâmico, oferecendo uma experiência a céu aberto.
Graças à sua capota, podia ser transformado rapidamente em um conversível. Esta configuração ressaltava os arcos e mostrava a personalidade real do C3 Pluriel, a sensação de liberdade. Ao eliminar os arcos, o C3 Pluriel também podia adotar o design de um spider, uma configuração inesperada que destacava as linhas puras deste modelo.
Por último, ao eliminar os arcos e rebater os bancos traseiros, o C3 Pluriel podia converter-se em um spider pick-up de apenas dois bancos com um porta-malas de tampa traseira aberta. Esta ampla variedade de opções outorgava ao veículo uma personalidade única que podia adaptar-se às necessidades de cada momento. Era um veículo projetado para um dia de aventuras.
Um veículo original com ideias originais
Este veículo versátil foi o centro de várias campanhas importantes da Citroën. Em primeiro lugar, foi celebrado um evento em junho de 2003 onde o C3 Pluriel esteve na boca de todos. A Citroën organizou um festival de curtas-metragens de 5 dias em Parvis de la Défense: ‘Courts Singuliers, Courts Pluriels’. Este evento foi apresentado em forma de drive-in, onde foram exibidos em uma esplanada 20 versões diferentes do C3 Pluriel, permitindo aos participantes entrar, sentar-se e curtir um curta-metragem.
Outra ideia marcante da Citroën: Case em um C3 Pluriel. De março a outubro de 2004, a Citroën ofereceu a futuros noivos a oportunidade de tomar emprestado um C3 Pluriel sem custo nenhum durante o final de semana de seu casamento. Esta iniciativa foi repetida nos anos seguintes, e incluiu novos modelos como o C4 e o C5.
Por último, o C3 Pluriel prestou homenagem aos seus antepassados. Em 2008, para celebrar o 60º aniversário do 2CV, a Citroën apresentou uma edição limitada, o C3 Pluriel Charleston, como homenagem ao 2CV Charleston, apresentado em 1980.