CITROËN ë-JUMPY HYDROGEN: APOSTANDO NO HIDROGÊNIO

A divisão de veículos comerciais da Citroën também aposta no hidrogênio. Após a recente apresentação dos novos Opel Vivaro-e Hydrogen e Peugeot e-Expert Hydrogen, agora chega a vez de conhecermos a particular proposta da marca dos chevrons. Acaba de ser revelado o novo Citroën ë-Jumpy Hydrogen. A célula de combustível de hidrogênio ganha destaque no conglomerado da Stellantis.
O Citroën ë-Jumpy já se posicionava como a opção mais ecológica na linha Jumpy. Uma van elétrica destinada a lidar com a grande cidade e, sobretudo, situar-se como a perfeita aliada dos profissionais que passam na estrada boa parte de sua jornada de trabalho. Agora, esse veículo comercial vai um passo além ao apostar no hidrogênio como alternativa de mobilidade sustentável.
A apresentação do novo ë-Jumpy Hydrogen completa a linha de veículos comerciais leves da Citroën. Em seu sistema de propulsão encontramos uma célula de combustível de hidrogênio com baterias, o que permite contar com as vantagens de ambos os tipos de mecânicas. Além disso, a integração dos diferentes componentes foi estudada para evitar que a capacidade de carga do veículo se veja afetada.
O novo ë-Jumpy Hydrogen será comercializado em dois tamanhos de carroceria. Por um lado, está a versão denominada M de 4.95 metros de comprimento e, por outro, se encontra a XL que alcança os 5.30 m.
Nas entranhas desta van encontram-se três tanques onde é armazenado o hidrogênio e que se combinam com uma bateria de íons de lítio de 10.5 kWh para oferecer uma autonomia de até 50 quilômetros em modo elétrico. O motor elétrico desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv) e 260 Nm, podendo alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h. Os tanques de hidrogênio podem ser reabastecidos em apenas três minutos. A autonomia total supera os 400 km segundo o ciclo WLTP.
A produção em série do Jumpy é realizada em instalações na França. Por sua parte, a transformação do veículo ao sistema de célula de combustível de hidrogênio acontece em Rüsselsheim (Alemanha). Ambas as instalações fazem parte do grupo Stellantis. O livro de pedidos se abrirá em breve e as primeiras entregas a clientes de frotas acontecerão em setembro de 2021.