CITROËN OLI: UM CONCEPT CAR ELÉTRICO PARA SIMPLIFICAR A MOBILIDADE DO AMANHÃ
A Citroën acaba de apresentar seu novo logotipo e identidade de marca. Fez isso há alguns dias e agora o reflete em seu primeiro veículo, um concept car elétrico projetado como um laboratório de ideias com o qual a marca francesa pretende desafiar a indústria automobilística atual com uma abordagem diferente, simplificada e mais acessível. O Citroën Oli é uma visão prévia desta ambiciosa missão que a empresa enfrenta.
Baseado no Citroën Ami, o Oli Concept oferece uma visão prévia de como serão os carros elétricos familiares do futuro, segundo a visão da própria marca. A Citroën explica que o objetivo do Oli é “tornar a mobilidade alegre, acessível, responsável e multifuncional”. Para conseguir isso, a marca desafia as tendências da indústria para veículos familiares zero emissões mais pesados, complexos e mais caros, enfrentando os desafios sociais e da mobilidade do amanhã.
Estamos diante de um concept car baseado em um SUV compacto com um design caracterizado por suas linhas retas e formas angulosas, com volumes muito definidos. Elementos de estilo como os faróis em forma de ‘C’ na frente, o robusto para-choque com proteções específicas, os marcados arcos de roda com largos para-lamas e o capô plano são alguns dos mais identificáveis à primeira vista.
Destaca-se também o pilar A terminado em vermelho que revela um para-brisa completamente vertical, um teto com barras longitudinais, uma carroceria de quatro portas com amplos vidros laterais (as portas traseiras são de abertura invertida), um vidro vigia traseiro muito inclinado que não cobre por completo a tampa do porta-malas e uma reinterpretação moderna dos característicos Airbump da Citroën na parte inferior das portas dianteiras.
O quadro óptico traseiro é inspirado nos faróis dianteiros, com lanternas em forma de ‘C’ que sobressaem da carroceria. Estão unidas por uma seção preta onde se pode ler o novo slogan da empresa “Nothing Moves Us Like Citroën” e um protuberante para-choque com proteção plástica. As medidas são de 4.20 metros de comprimento, 1.65 metros de altura e 1.90 metros de largura.
A marca explica que o Citroën Oli apresenta o melhor ciclo de vida de sua classe através do peso e complexidade reduzidos, materiais reciclados e recicláveis, acessibilidade, durabilidade e longevidade. Por isso, foram integrados para-choques e elementos de proteção fabricados com materiais leves e recicláveis.
Também conta com rodas únicas de 20 polegadas fabricadas em aço e alumínio que são calçadas com pneus conceituais sustentáveis e inteligentes, os Goodyear Eagle GO. Estas rodas leves reduzem o peso em até 6 quilos e os pneus prometem uma vida útil de até 500.000 km através da reutilização de carcaças sustentáveis com uma banda de rodagem de 11 mm de profundidade.
O interior está terminado em um chamativo tom de vermelho fogo presente no painel, bancos, carpete e outros detalhes. Um volante com desenho de dois raios integra um interruptor físico dentro do aro, e outros controles e interruptores na coluna de direção. Podemos ver que o painel é plano e tem formato de prateleira. Alguns botões estão situados no console central para gerenciar a climatização, enquanto que um quadro de instrumentos digital se situa em uma posição mais elevada, debaixo do para-brisa.
Por tratar-se de um carro elétrico, o piso é quase plano e lavável, integrando sobre ele quatro bancos prototípicos com encostos perfurados. Uma particularidade do Oli Concept da Citroën é que não conta com um sistema de infotainment convencional, mas oferece a possibilidade de integrar um smartphone para que realize essa função. Todos os materiais utilizados no habitáculo são recicláveis, alguns são impressos em 3D, e têm um baixo peso.
Destaque especial merecem os painéis das portas, que foram simplificados com o objetivo de economizar 20% no peso por porta em comparação com um carro standard. Para isso, foi reduzido à metade o número de componentes, economizando 7 quilos por porta ao tirar o alto-falante, o material de isolamento acústico e a fiação.
Além disso, o protótipo Oli pode ser convertido facilmente em uma pick-up com uma caçamba de 994 mm de largura que pode estender seu comprimento de 679 mm para 1.050 mm. A estrutura desta caçamba é retrátil, leve e plana, sendo fabricada do mesmo papelão reciclado que o capô e os painéis do teto.
O mais recente concept car desenvolvido pela Citroën é um veículo elétrico e muito leve. Seu peso objetivo, segundo o fabricante, é por volta de 1.000 quilos, o que o torna muito mais leve que a maioria dos SUV compactos de características similares. Em relação ao sistema de propulsão, é totalmente elétrico, conta com uma bateria de 40 kWh e uma meta de autonomia de até 400 quilômetros, uma velocidade máxima de 110 km/h e um consumo médio de 10 kWh/100 km. Além disso, promete passar de 20% a 80% do nível de carga em apenas 23 minutos.
A Citroën também anunciou que o concept Oli servirá como fonte de inspiração para futuros modelos de produção da marca francesa.