CITROËN PREPARA NOVOS MODELOS ELÉTRICOS PARA 2020
Além da DS e da Peugeot, a Citroën também prepara sua ofensiva com uma nova onda de modelos elétricos, que serão fabricados com base na nova plataforma e-CMP - preparada para modelos compactos e subcompactos - a partir de 2020.
Essa infraestrutura, específica para modelos 100% elétricos, está sendo desenvolvida pela PSA em conjunto com sua parceira chinesa Dongfeng Motors. A CEO da Citroën, Linda Jackson, esclareceu: “A nossa estratégia em relação aos elétricos é não ter carros exclusivamente elétricos, mas ter versões elétricas nas várias linhas, de modo que os clientes possam escolher entre uma versão a gasolina ou elétrica”. Os modelos fabricados com base na e-CMP terão uma autonomia de até 450 km, segundo avançou a PSA quando apresentou a nova plataforma.
Atualmente a Citroën oferece o C-Zero, basicamente um ‘badge engineering’ do Mitsubishi i-MiEV (numa parceria que deverá continuar), e o e-Méhari (na imagem), fabricado em conjunto com o Grupo Bolloré. Em 2016, as vendas destes modelos foram de 1.827 e 547 unidades, respectivamente, segundo dados da Jato Dynamics.
Antes dos elétricos, em 2019, a Citroën prevê lançar o seu primeiro híbrido plug-in, uma versão do SUV C5 Aircross, que estreou no Salão de Xangai em abril.