Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. CITROËN XANTHIA CONCEPT: ASSIM PODERIA TER SIDO UM AX CABRIOLET

Notícias

CITROËN XANTHIA CONCEPT: ASSIM PODERIA TER SIDO UM AX CABRIOLET

08/07/2022

Voltar
CITROËN XANTHIA CONCEPT: ASSIM PODERIA TER SIDO UM AX CABRIOLET

Na metade da década de 80 do século passado, no Salão de Paris de 1986, a Citroën revelou um modelo muito curioso baseado em seu Citroën AX, um carro que na época ainda não havia chegado aos concessionários da marca francesa.

Aquela edição de número 73 do Salão de Paris, inaugurada pelo então presidente da República Francesa, François Mitterrand, foi o cenário de estreias tão famosas como o Audi 80, o Porsche 928 S4 e o Volvo 840 Coupe projetado por Bertone.

Com o objetivo de chamar a atenção do público e atrair pessoas ao seu estande, a Citroën projetou e expôs este atípico protótipo, uma espécie de Citroën AX Cabriolet (versão que nunca se tornou realidade como modelo de produção), que a marca francesa batizou como Citroën Xanthia Concept.

Como podemos ver nas imagens, o Xanthia exibia a mesma frente do pequeno AX, considerado então pela imprensa como o “carro barato” do fabricante francês, embora a partir dos pilares dianteiros, tudo era diferente: teto aberto, para-brisa e janelas recortados, e uma traseira totalmente diferente, com dois pequenos tubos de escape completamente quadrados.

Embora à primeira vista pareça um modelo de dois lugares, na realidade os engenheiros da casa instalaram dois bancos adicionais, ocultos debaixo do arco traseiro. Desde então, o Citroën Xanthia permaneceu no Conservatoire Citroën.

Basicamente, o protótipo pretendia aportar uma imagem mais jovem e esportiva ao utilitário AX, para o qual também recorreu a um chamativo tom vermelho para a carroceria (com a zona inferior da mesma pintada de cinza) e um interior também de couro vermelho.

De acordo com sua ficha técnica, media 3.950 mm de comprimento, 1.630 mm de largura e 1.130 mm de altura, e equipava um modesto motor aspirado a gasolina, de 1.360 cm3 e 4 cilindros, que oferecia 70 cv de potência a 5.600 rpm e era acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades.

Além de amortecedores hidráulicos, este Xanthia equipava bancos com ajuste elétrico e com memória, computador de bordo, um indicador de pressão e temperatura dos pneus, um sistema de som HiFi, e até um telefone, herdado do Citroën BX.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

1986 - CITROËN XANTHIA CONCEPT

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter