CITROËN XANTHIA CONCEPT: ASSIM PODERIA TER SIDO UM AX CABRIOLET

Na metade da década de 80 do século passado, no Salão de Paris de 1986, a Citroën revelou um modelo muito curioso baseado em seu Citroën AX, um carro que na época ainda não havia chegado aos concessionários da marca francesa.
Aquela edição de número 73 do Salão de Paris, inaugurada pelo então presidente da República Francesa, François Mitterrand, foi o cenário de estreias tão famosas como o Audi 80, o Porsche 928 S4 e o Volvo 840 Coupe projetado por Bertone.
Com o objetivo de chamar a atenção do público e atrair pessoas ao seu estande, a Citroën projetou e expôs este atípico protótipo, uma espécie de Citroën AX Cabriolet (versão que nunca se tornou realidade como modelo de produção), que a marca francesa batizou como Citroën Xanthia Concept.
Como podemos ver nas imagens, o Xanthia exibia a mesma frente do pequeno AX, considerado então pela imprensa como o “carro barato” do fabricante francês, embora a partir dos pilares dianteiros, tudo era diferente: teto aberto, para-brisa e janelas recortados, e uma traseira totalmente diferente, com dois pequenos tubos de escape completamente quadrados.
Embora à primeira vista pareça um modelo de dois lugares, na realidade os engenheiros da casa instalaram dois bancos adicionais, ocultos debaixo do arco traseiro. Desde então, o Citroën Xanthia permaneceu no Conservatoire Citroën.
Basicamente, o protótipo pretendia aportar uma imagem mais jovem e esportiva ao utilitário AX, para o qual também recorreu a um chamativo tom vermelho para a carroceria (com a zona inferior da mesma pintada de cinza) e um interior também de couro vermelho.
De acordo com sua ficha técnica, media 3.950 mm de comprimento, 1.630 mm de largura e 1.130 mm de altura, e equipava um modesto motor aspirado a gasolina, de 1.360 cm3 e 4 cilindros, que oferecia 70 cv de potência a 5.600 rpm e era acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades.
Além de amortecedores hidráulicos, este Xanthia equipava bancos com ajuste elétrico e com memória, computador de bordo, um indicador de pressão e temperatura dos pneus, um sistema de som HiFi, e até um telefone, herdado do Citroën BX.