COLD KICKS: COMO A NISSAN PREPAROU O NISSAN KICKS 2025 PARA ENFRENTAR OS CLIMAS EXTREMOS
Por volta das 5h30 em um domingo de fevereiro, quatro funcionários da Nissan dormiam em um estacionamento vazio ao lado de um Nissan Kicks 2025 completamente camuflado, tremendo de frio.
Cada um vestia jaqueta leve e calça jeans, mas sem gorro ou luvas para se proteger do frio intenso. A neve estava se acumulando em suas costas e, faltando ainda duas horas para o amanhecer, nenhum deles havia tomado um gole de café ou tomado um banho quente.
Para as equipes de qualidade e desenvolvimento da Nissan, foi apenas mais um dia no escritório - um exemplo dos esforços extremos realizados para garantir que o novo Nissan Kicks estivesse totalmente preparado muito antes do início da produção na fábrica da Nissan em Aguascalientes, no México.
“Temos grandes expectativas sobre como nossos veículos deverão operar”, disse Stephen Soley, gerente sênior de marketing da Nissan America. “Estamos trabalhando para garantir que atenderemos e superaremos as expectativas dos clientes”.
Anos de colaboração global
Nos anos e meses que antecedem o lançamento de um novo veículo, as equipes de qualidade e desenvolvimento da Nissan - compostas pelos grupos de Pesquisa e Desenvolvimento e Satisfação Total do Cliente, localizados nos Estados Unidos, Canadá, México e Japão - testam cada centímetro do veículo, enviando feedback aos seus colegas em todo o mundo.
Em 2022, a equipe de P&D da Nissan no Japão modernizou um Nissan Juke 2020 com especificações europeias. O Nissan Juke partilha a mesma plataforma CMF-B do Nissan Kicks e, sendo modificado com os primeiros protótipos do chassi, bancos, componentes eletrônicos e outras peças do Nissan Kicks, proporcionou uma primeira visão do seu desempenho.
“Isso nos permitiu reunir informações antecipadas sobre o powertrain e o ajuste do chassi, o que nos ajuda a ter sucesso quando começarmos a testar as primeiras versões de produção”, disse Soley.
Pouco depois, começaram as avaliações das primeiras unidades do Nissan Kicks. No início de 2023, a equipe de Marketing da Nissan Américas, que faz parte do grupo de Pesquisa e Desenvolvimento e atua como a voz do cliente da Nissan, colocou o Kicks à prova no Colorado.
No final de 2023, o foco mudou para o Canadá, onde a equipe de Satisfação Total do Cliente (TCS) da Nissan Canadá intensificou os seus testes de qualidade. O Canadá é um campo de testes chave para avaliações em condições extremas de inverno, e uma nova iniciativa chamada ‘Projeto Norte’ posicionou o país como o ponto focal dos testes de inverno para a Nissan na América do Norte.
E em fevereiro de 2024, a tocha foi passada à equipe de Marketing e outros grupos para avaliações quase finais na cidade de Quebec.
Avaliação extrema
Naquele fim de semana frio de fevereiro na cidade de Quebec, a equipe de marketing da Nissan Américas foi a primeira a testar o novo sistema inteligente de tração integral do Nissan Kicks em uma variedade de cenários extremos de inverno.
No domingo, o foco mudou para o sistema HVAC.
Embora avaliar o aquecimento do aquecedor seja complexo, o objetivo é simples: validar se o sistema HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) aquece adequadamente o veículo e seus passageiros.
A prova começa antes do amanhecer para aproveitar o que geralmente é o período mais frio do dia. Cada participante deve permanecer ao ar livre por 30 minutos com o mínimo de roupas de inverno. Não são permitidos cafés ou banhos, pois ambos podem alterar a temperatura corporal e afetar o processo.
“Estamos analisando as sensações humanas”, disse Adam Fox, especialista em marketing e participante da avaliação de aquecimento do aquecedor. “É por isso que temos várias pessoas envolvidas, para obter diferentes perspectivas sobre a mesma situação”.
Após 30 minutos, os membros da equipe entram no carro e ligam o aquecimento no máximo. O condutor e três passageiros avaliam a sensação de frio em 10 partes diferentes do corpo, em uma escala de 3 negativo (mais frio) a 3 positivo (mais quente).
Assim que o carro esquenta um pouco, a equipe começa a dirigir, parando a cada 10 minutos para documentar as pontuações de temperatura de todos e avaliar como elas mudam ao longo do tempo e com as configurações do sistema HVAC.
Simultaneamente, uma rede de sondas de temperatura, conhecidas como termopares, coleta leituras objetivas de temperatura a cada 10 segundos.
E num veículo à frente, outros funcionários testam um carro concorrente usando os mesmos critérios, fornecendo informações valiosas sobre como o Nissan Kicks se compara aos concorrentes.
“Juntos, todos os dados subjetivos e objetivos nos ajudam a determinar o que precisa ser corrigido antes da produção, se houver alguma coisa”, disse Soley.
Documentação meticulosa, soluções eficientes
Alex Bouckley gerenciou a avaliação em Quebec. Sentado no banco do passageiro ao lado de Soley, que estava ao volante, Bouckley documentou as classificações de temperatura de cada passageiro e examinou constantemente cada canto do interior do veículo.
Cerca de 30 minutos depois, Bouckley notou ar quente saindo do descongelador, mesmo estando desligado. Ele tomou nota imediatamente.
Algumas semanas depois, Bouckley juntou-se a uma equipe de engenheiros de HVAC no Centro Técnico da Nissan, em Michigan, para avaliar o problema em um túnel de vento. Juntos, eles encontraram uma solução, muito antes do início da produção dos carros para os clientes.
“Encontraremos problemas tão pequenos quanto colocar uma palavra em maiúscula em um menu, ou tão grandes quanto um carregador sem fio que não funciona”, disse Bouckley. “Nosso trabalho é encontrar esses problemas e resolvê-los em tempo hábil”.
E após vários anos de testes extremos e colaboração global, o Nissan Kicks estava pronto.
Quando um teste termina, outro começa
“É neste ponto que você realmente começa a sentir falta de café”, disse Soley, enquanto o sol começava a nascer sobre a cidade de Quebec.
Felizmente, o amanhecer sinalizou o fim de um teste bem-sucedido de aquecimento do aquecedor e o café estava à vista.
“Temos o trabalho mais legal”, disse Soley.
O mais legal... e o mais frio.