COMEÇA A PRODUÇÃO NA FRANÇA DO CITROËN Ë-JUMPY HYDROGEN

O desembarque nos concessionários europeus das vans movidas a hidrogênio da Stellantis está dando a volta na esquina. A produção do novo Citroën ë-Jumpy Hydrogen está em marcha. Está previsto que as entregas da nova van elétrica da Citroën com célula de combustível arranquem de maneira imediata. Um modelo criado sobre a base do Citroën ë-Jumpy e que está destinado a ajudar a impulsionar a massificação do hidrogênio.
A primeira unidade do novo ë-Jumpy Hydrogen já deixou a linha de montagem, um passo prévio para materializar sua chegada ao mercado. Esta unidade tão simbólica será entregue para algumas jornadas a um dos sócios principais da Citroën, o Grupo Suez. O exemplar será utilizado para realizar testes em ambientes reais.
Em comparação com um ë-Jumpy de mecânica 100% elétrica, a Citroën destaca que a solução do hidrogênio implementada no novo ë-Jumpy Hydrogen está dirigida àqueles condutores que necessitam dispor de uma autonomia superior a 300 quilômetros para realizar trajetos longos. Nas entranhas desta van encontram-se dois sistemas de propulsão complementares. Uma bateria que armazena a energia e proporciona eletricidade, e uma célula de combustível que transforma uma mistura de hidrogênio e oxigênio do ar em eletricidade, água e calor.
O motor elétrico, alimentado principalmente pela célula de combustível de hidrogênio de 45 kW, permite rodar um mínimo de 350 km. A bateria de íons de lítio tem uma capacidade de 10.5 kWh, o que outorga à van uma autonomia de 50 quilômetros em modo totalmente elétrico no ciclo WLTP. A combinação de ambos os sistemas de propulsão garante uma autonomia de mais de 400 km.
Outra das chaves determinantes do novo ë-Jumpy Hydrogen com relação a uma van elétrica de bateria tem a ver com os tempos de recarga. O reabastecimento de hidrogênio é muito similar ao da gasolina e do diesel. Bastam apenas 3 minutos para encher os três tanques de hidrogênio que podem armazenar até 4.4 kg úteis.
A bateria está colocada debaixo dos bancos e os três tanques de hidrogênio debaixo do piso. Desta maneira, a capacidade de carga não foi diminuída. Os volumes de carga das distintas carrocerias são os mesmos que os das versões elétricas equivalentes. Ou seja, 5.3 m3 para o tamanho M e 6.1 m3 para o tamanho XL. A capacidade de carga útil e de reboque pode alcançar até os 1.000 kg.
O processo de produção em série do novo ë-Jumpy Hydrogen acontecerá nas instalações de Sevel Nord na França. Uma vez a van elétrica esteja construída, a transformação necessária para instalar o sistema de célula de combustível de hidrogênio será realizada na fábrica da Stellantis em Rüsselsheim (Alemanha). A primeira unidade do ë-Jumpy Hydrogen será entregue no início de 2022 para um teste em condições reais durante 15 dias.