COMEÇO DE UMA NOVA ERA: ‘CHARISMATIC SIMPLICITY’, A NOVA LINGUAGEM DE DESIGN PARA A FAMÍLIA MINI DO FUTURO

Elétrico, digital, sustentável e diferenciado: a nova geração de modelos MINI traz a diversão de dirigir, a experiência do usuário e a atitude responsável da marca para uma era completamente nova. Sua linguagem de design com visão de futuro faz com que essa transformação seja visível na hora. Combina os valores tradicionais da marca com tecnologia de ponta e reconhece os princípios elementares do design de veículos, assim como o caráter urbano da MINI e o espírito inovador de sua comunidade. O princípio por trás da ‘Charismatic Simplicity’ é um design que ajuda a cada novo modelo MINI a desenvolver um forte caráter individual próprio, concentrando-se intuitivamente na essência da marca com uma linguagem de design clara e reduzida. Outro fator central da nova linguagem de design é sua escolha de materiais com um olhar atento à sustentabilidade. A próxima geração de modelos MINI tem um interior sem couro e dispensa quase por completo os elementos cromados.
Os modelos MINI do futuro reúnem um exterior moderno e purista com um design interior que se concentra no essencial. Isso reflete o princípio de uso criativo do espaço pelo qual o MINI já é famoso. A nova linguagem de design também aproveita a oportunidade de eletrificar o powertrain para gerar a condução divertida que você espera do MINI completamente sem emissões locais. “Os modelos MINI de propulsão puramente elétrica oferecem uma oportunidade única para repensar nosso design. Ao mesmo tempo, conservamos a atenção ao detalhe, o sentido da tradição e a paixão pela inovação que caracterizam a MINI”, diz Oliver Heilmer, Diretor da MINI Design.
A arquitetura do veículo para a nova geração de modelos MINI foi desenvolvida para a mobilidade puramente elétrica desde o princípio. Cada centímetro do espaço de instalação disponível é utilizado de maneira ainda mais eficiente para a comodidade, o bem-estar, a experiência emocional e o prazer de conduzir dos ocupantes. Isso significa que todos os modelos MINI, independentemente de suas dimensões exteriores, seguirão oferecendo a combinação ideal de tamanho pequeno e espaço interior disponível no futuro.
O núcleo da marca também será integrado na futura geração de modelos do MINI de 3 portas, puramente elétrico e orientado constantemente para o prazer de conduzir urbano. O sucessor do atual MINI Countryman também sairá à estrada com um propulsor puramente elétrico. A MINI também apresentará em breve o estudo de conceito de um modelo crossover, completamente elétrico, para o segmento Premium de automóveis pequenos. “O DNA do design da MINI aparecerá claramente em todos os modelos desta nova geração, sem deixar lugar a dúvidas sobre sua afiliação com a marca”, anuncia Oliver Heilmer. “Ao mesmo tempo, a equipe de design da MINI conseguiu criar sólidas características de produto com detalhes individuais que, mais do que nunca, reforçam uma sensação de independência”.
A criação de personalidades de veículos independentes é uma das características centrais da nova linguagem de design. A ‘Charismatic Simplicity’ dá a cada membro da futura família de modelos MINI seu próprio carisma individual que se baseia inequivocamente no núcleo da marca, reinterpretando-o com confiança e à sua maneira. A autêntica referência aos valores essenciais da MINI se expressa em uma linguagem de design muito moderna que apresenta superfícies modeladas de forma clara e limpa. A ‘Charismatic Simplicity’ reduz o número de componentes e se concentra nos elementos essenciais, o que ajuda o design dos futuros modelos MINI a conseguir uma identidade emocional e intuitivamente perceptível.
“Combinamos o núcleo do DNA MINI com inspiração inovadora, estética e tecnológica em nossa nova linguagem de design”, diz Oliver Heilmer. “Isso significa que cada novo MINI segue sendo um original genuíno e ao mesmo tempo preparado para o futuro”. Por exemplo, a inovadora tecnologia LED dá ao design típico Union Jack das lanternas traseiras MINI combinadas, uma variedade de formas criando uma assinatura de luz individual para cada modelo.
A combinação de tradição e progresso cria uma experiência de usuário imersiva nos interiores dos futuros modelos MINI, intensificando ainda mais a forte conexão tradicional entre a pessoa e o veículo da MINI. “A MINI é uma marca urbana, cujas facetas de design ajudam para que a vida na cidade seja a mais agradável e animada possível”, explica Oliver Heilmer. A chave disso está tanto na digitalização avançada no funcionamento e na conectividade, como em um interior claramente projetado com uma funcionalidade intuitiva.
Também na posição de condução dos futuros modelos MINI, a redução não significa ter que prescindir dela. A tecnologia OLED para a tela e a unidade de controle completamente digital apresentada pela primeira vez no MINI Vision Urbanaut, significa que podem ser combinadas muito mais funções em uma só unidade de controle. Isso se apresenta no instrumento central circular arquetípico da MINI no centro do painel. A MINI é o primeiro fabricante de veículos do mundo a oferecer uma tela táctil com uma superfície redonda totalmente utilizável. A inovadora tecnologia de visualização abre o caminho para um novo design de interface de usuário. Ao mesmo tempo, o design MINI conserva as unidades de controle analógicas, como os interruptores da alavanca debaixo da interface central. Eles encarnam a atenção ao detalhe e às características de design diferenciadas que transformam a funcionalidade intuitiva em uma experiência emocional.
“O futuro do design da MINI está baseado na coragem e na determinação para dar forma à mudança e estampar um perfil diferenciado e inimitável na marca”, diz Oliver Heilmer. Isso também inclui uma gama de materiais com um enfoque implacável na sustentabilidade. A nova geração de modelos MINI se afastará por completo das superfícies de couro e também reduzirá quase a zero o uso de componentes cromados. Uma atitude fundamental formada por um sentido de responsabilidade e um enfoque no futuro se expressa através da eletrificação, a produção que conserva os recursos, os padrões ambientais exigentes e uma proporção cada vez maior de matérias primas secundárias, assim como de materiais naturais e reciclados. Uma pegada ecológica mínima está profundamente arraigada na tradição da marca e a MINI Design a incorpora de maneira mais integral do que nunca na nova geração de modelos.
O estudo conceitual de um modelo crossover da nova geração MINI totalmente elétrica proporcionará a primeira visão prévia completa da nova linguagem de design para a família de modelos totalmente elétricos de próxima geração e será apresentado ao público pela primeira vez no final de julho de 2022. Com ele, a MINI Design mostra como as inovações tecnológicas e uma interpretação progressiva da mobilidade individual estão levando a linguagem de design da marca para o futuro com este protótipo.