CONFIRMADO! AUDI E PORSCHE ESTARÃO NA FÓRMULA 1

No último dia 15 de novembro a mídia havia feito eco da notícia de que a Audi havia comprado o Grupo McLaren. Isso incluía McLaren Racing, McLaren Automotive e McLaren Applied (divisão de tecnologia). No entanto, a notícia, publicada inicialmente pela Autocar, foi desmentida pelo próprio fabricante britânico de automóveis.
É sabido por todos que o Grupo Volkswagen já está há alguns anos querendo entrar na Fórmula 1. Depois de meses de intensas conversações e especulações, o Grupo alemão confirmou oficialmente que tanto Audi como Porsche estarão no campeonato mundial de Fórmula 1.
A notícia chega através do próprio Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, que revelou o fato durante uma palestra que foi transmitida no canal de YouTube do Grupo VAG na última segunda-feira. A decisão foi tomada pela crescente popularidade deste esporte a nível mundial e a oportunidade que surge dos novos regulamentos que entrarão em vigor em 2026.
Como destacou Diess, trata-se de uma “janela tecnológica”, já que é a única forma de os recém-chegados ingressarem no esporte. O grande problema de entrar na categoria rainha é que o investimento em tecnologia necessária lhes impede de fazê-lo criando uma equipe a partir do zero.
Embora Herbert Diess não tenha entrado em detalhes, já conhecíamos de antemão bastante sobre os planos do Grupo Volkswagen para sua primeira participação na F1.
Os rumores apontam que a Porsche tem a intenção de estabelecer uma associação a longo prazo com a Red Bull. É claro que isso começará dentro de alguns anos, no mínimo em 2026, quando entrarem em vigor os novos regulamentos de motores da Fórmula 1. Tudo indica que será aprovada a introdução de combustíveis sintéticos.
Como sabemos, esta é uma tecnologia na qual a Porsche está fazendo um grande investimento. São, sem dúvida alguma, grandes notícias, já que o Grupo Volkswagen se retirou de várias competições de primeiro nível depois da crise do Dieselgate. Por outra parte, um informe sugere que a Audi oferecerá em torno de 650 milhões de euros pela equipe McLaren.
Por enquanto as conversações continuam, com uma possível aquisição que facilite a entrada da marca dos quatro aros na Fórmula 1. De acordo com Herbert Diess, isso também acontecerá depois de 2026, aproveitando os novos regulamentos que, naturalmente, permitirão que sejam mais competitivos, já que todas as equipes terão que voltar à prancheta.