CONHEÇA A HISTÓRIA DO LOGOTIPO DA NISSAN
O nome ‘Nissan’ em seus caracteres japoneses pode ser traduzido como ‘produto do sol’ ou ‘nascimento do sol’, dando sentido ao agora famoso logotipo da marca, que conta com 90 anos de história. Mas, como ele evoluiu desde suas origens até o motivo reconhecido mundialmente que vemos hoje?
A história remonta aos anos 30 do século passado. Com o sonho de criar uma marca automotiva japonesa sólida, Yoshisuke Aikawa fundiu a Tobata Foundry Co., Ltd. Com a Nihon Sangyo e a Dat Motorcar Co. (cujo antecessor começou a produzir carros DAT em 1914). Após a fusão, essa empresa unificada mudou seu nome para NISSAN, vendendo modelos com os nomes Datsun e Nissan.
Isso deu origem ao primeiro logotipo da marca Nissan em 1933. Herdeiro do design da Datsun, utilizou o mesmo estilo de emblema: um retângulo azul com o nome da marca escrito em letras brancas, junto com um círculo vermelho no fundo que simbolizava ‘um sol nascente’. Dessa forma, o primeiro logotipo se adapta, à primeira vista, à origem japonesa da marca, ao estilo do disco vermelho da bandeira do Japão.
Usado como identidade visual da Nissan durante a década de 1930, esse primeiro logotipo da marca tornou-se imediatamente icônico, perdurando até 1970. E, apesar de ter passado por quatro atualizações desde então, o logotipo sempre manteve seu vínculo integral com o legado e a cultura da empresa.
Logotipo da marca versus emblemas nos veículos
No entanto, se observarmos os modelos Nissan dessas décadas, é possível que o logotipo oficial da marca seja difícil de detectar. Há, em vez disso, uma ampla variedade de outros emblemas Nissan, em estilos gráficos diferentes, que representam o nome da marca.
Isso ocorre porque, à medida que o design dos veículos evoluía, os fabricantes automotivos queriam distintivos de marca nos modelos que refletissem seu nome em estilos contemporâneos, separando-os visualmente do logotipo da marca, que geralmente era um design mais estável e tradicional.
Alguns dos melhores exemplos são de meados do século XX. As letras ‘NISSAN’ eram apresentadas em maiúsculas muito formais, algo comum na década de 1950, enquanto nos anos 60 foram substituídas por fontes cursivas. Essa mudança trouxe uma sensação de movimento numa época em que possuir um veículo representava prosperidade e maior liberdade pessoal, enquanto o toque mais informal também fazia referência às atitudes mais liberais, com o logotipo de 1960 até mesmo abandonando o ‘N’ maiúsculo.
Valente e ousado
Nas décadas seguintes, houve o retorno das letras maiúsculas nos emblemas dos veículos da marca, à medida que as tendências evoluíram para os ousados anos 80, mais focados no mundo dos negócios. Era uma época em que o status individual predominava, e isso se refletia em distintivos metálicos brilhantes com fontes grossas. Muitas vezes, eles variavam de um território para outro, e até mesmo de um modelo para outro.
Pensando no futuro
Logo ficou claro que, para ter uma forte presença de marca em escala mundial, a Nissan precisava de uma identidade visual unificada para o novo milênio. Com um design monocromático metálico, o logotipo da marca de 2001 foi criado como símbolo de uma indústria moderna que também seria utilizado em cada veículo, eliminando a prática de usar distintivos diferentes para cada modelo.
Ao entrar na década de 2020, a chamada era industrial dá lugar à era elétrica. Para se adaptar a esse novo ambiente, a Nissan lançou um novo logotipo simplificado, com um formato 2D mais elegante, liso e de uma só cor, com linhas mais finas e uma definição mais nítida. Ele representa uma nova era de mobilidade fluida, intuitiva e eletrificada, adaptando-se também à era do smartphone, onde os estilos gráficos limpos se destacam nas telas que carregamos nos bolsos.
Ainda assim, a herança não foi esquecida, refletida na forma familiar do disco solar com o nome Nissan no centro. O novo logotipo da Nissan comunica sua mensagem principal, transmitida pelas interações anteriores: “Se você tiver uma convicção firme e decidida, pode até penetrar no sol”.
Dessa forma, o logotipo mais recente da Nissan é realmente uma evolução, pois reflete uma jornada contínua que a marca está fazendo rumo a um mundo sem emissões, ao mesmo tempo que preserva seu espírito de inovação e legado.