Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO CITROËN XSARA

Notícias

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO CITROËN XSARA

11/08/2018

Voltar
CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO CITROËN XSARA

Em uma época onde os compactos do segmento C ousaram inclusive com os três volumes, nasceram vários veículos que romperam ligeiramente os moldes e cujos fabricantes o mercado soube recompensar com elevados níveis de vendas. O Citroën Xsara foi um desses ‘best sellers’ do início do século XXI e que foi durante nove anos um dos principais pilares em torno do qual se centrava toda a atividade da marca francesa.

Unindo o Citroën ZX (1991-1997) e o Citroën C4 (desde 2004), seu sucessor, o Citroën Xsara surgia em setembro de 1997 como o substituto de todo um marco para a empresa, tanto a nível comercial como esportivo. Ocupar o lugar deixado por um carro que havia sido capaz de conquistar em quatro ocasiões o Rally Dakar não seria uma tarefa simples, mas a Citroën foi capaz de reinventar-se com um veículo que portava um interessante legado tecnológico.

Inicialmente, o Xsara foi lançado em setembro de 1997 com a carroceria de cinco portas, enquanto que em janeiro de 1998 chegava um elegante coupe, seguido alguns meses depois pela perua, o Xsara Break. O lançamento do novo modelo esteve acompanhado de uma das top-models mais cotadas naquele momento, a alemã Claudia Schiffer, que passaria a ser a garota propaganda do automóvel.

A história do Citroën Xsara foi inicialmente protagonizada por seu design, obra de Donato Coco. O Xsara se apresentava com uma carroceria que convidava um terceiro volume, similar ao Opel Astra de segunda geração, em sua carroceria de três e cinco portas. Suas linhas arredondadas foram comercializadas em três fases, sendo a primeira a única diferente do resto por seus faróis dianteiros com forma horizontal e alongados.

Entre 1997 e 2000, época correspondente à primeira fase, o Citroën Xsara era comercializado com até nove motores diferentes. Cinco unidades a gasolina, um 1.4 de 75 cv, 1.6 de 90 cv, um 1.8 de 103 e 112 cv e um 2.0 de 167 cv, que estava disponível somente no acabamento Xsara VTS, o mais esportivo; assim como outras quatro a diesel, um 1.9 aspirado de 70 e 71 cv, um 1.9 turbodiesel de 90 cv e um 2.0 HDi de 90 cv.

A segunda fase do Xsara, entre 2000 e 2003, contou com muitos dos mesmos motores, mas na linha gasolina o 1.6 passou de 90 a 109 cv e surgiu outro 2.0 de 137 cv; enquanto que os diesel somaram um 2.0 HDi de 110 cv. Por último, a terceira fase, que incluiu a recolocação dos faróis antineblina dianteiros, uma tira cromada no porta-malas e alguns detalhes no interior e no quadro de instrumentos, não viu afetada sua linha de motores. Essa terceira fase esteve no mercado somente entre 2003 e 2004 para o Xsara de cinco e três portas, e até 2006 para o Xsara Break, já que o C4 que o substituiu jamais contou com uma versão perua.

Os protótipos que tomavam como base o compacto da Citroën também serviram para aportar grandes avanços à indústria automobilística. Por exemplo, o Citroën Xsara Window CE se tornou, em fevereiro de 2000, no primeiro veículo conectado que foi fabricado e comercializado em série, enquanto que o Xsara Dynalto conseguiu reduzir as emissões de CO2 emitidas em cerca de 20% e homologar uma autonomia de 730 quilômetros com um só tanque, graças ao seu motor 1.4 de 75 cv. Por outro lado, o Xsara Dynactive foi um passo mais além, reduzindo o consumo e as emissões em 35% e alcançando uma autonomia de 1.000 km. Além disso, significou a chegada do modo 100% elétrico ZEV, que eliminava as emissões poluentes e sonoras.

Do mesmo modo que havia acontecido com o seu antecessor, o ZX, a história do Citroën Xsara em competição seria repleta de êxitos. Durante seus primeiros anos, o Xsara Kit-Car dominou os Campeonatos de Rally da França e Espanha, e encarou os potentes World Rally Cars em várias provas do Mundial, como os Rallys da Cataluña e Córcega.

No entanto, a consagração chegou com o desenvolvimento do Citroën Xsara WRC e o surgimento de um dos maiores talentos da história dos rallys, Sébastien Loeb. Assim, essa associação permitiu conquistar três títulos mundiais de pilotos e outros tantos de condutores entre 2004 e 2006. Mais tarde, Loeb continuaria na equipe Citroën Racing no comando do C4 WRC, com outros quatro títulos mundiais entre 2007 e 2010, e com o DS3 WRC em 2011 e 2012.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter