CONHEÇA UM POUCO SOBRE MATE RIMAC, O INVENTOR DO HIPERESPORTIVO ELÉTRICO

Visionário, inventor, designer, inovador, empreendedor e um grande entusiasta do automobilismo, Mate Rimac é um brilhante pioneiro no mundo dos hiperesportivos elétricos, e alguns o comparam inclusive com Elon Musk e até com Nikola Tesla.
Estas são algumas das palavras que se utilizam para descrever Mate Rimac, um homem de 33 anos e origem bósnio-croata que em 2009 fundou a Rimac Automobili e que a partir de agora estará à frente do novo grupo Bugatti-Rimac, anunciado há alguns días, junto com a Porsche.
Inventor nato (ou quase)
Rimac cresceu com um grande interesse por criar carros, algo que na Bósnia era uma verdadeira raridade no final dos anos 80, já que quase não havia estradas asfaltadas.
Mate nasceu em Livno (Bósnia-Herzegovina), em 1988, mas com apenas três anos se mudou com sua família para a Alemanha, para depois voltar à Croácia, onde concluiu seus estudos e se inscreveu na Universidade VERN em Zagreb, a capital croata. Antes de completar 18 anos, Mate já havia ganho competições internacionais de inovação e desenvolvimento técnico na Alemanha, Croácia e Coreia do Sul.
Uma de suas primeiras patentes tinha a ver com a invenção do 'iGlove', uma luva digital que podia substituir o mouse e o teclado em um computador. Isso, é claro, muito antes de que existissem as telas tácteis.
Rimac e-M3: quebra de recorde
Sua paixão pelos carros e pela competição o levou a comprar no ano de 2006 um velho BMW 323i de 1984, da geração E30, com o qual começou a competir a nível local. O motor pifou quase que imediatamente e isso fez que Mate recorresse a um motor elétrico com mais de 600 cv, com o qual criou um dos primeiros carros elétricos de corridas, o Rimac e-M3. Este carro converteu-se mais adiante na mula de testes do seu primeiro supercarro.
Em princípio, os resultados em competição não foram bons, mas em 2010 ganhou sua primeira corrida contra veículos a gasolina e seu BMW único marcou uma série de recordes de aceleração reconhecidos pela FIA e pelo Livro Guinness dos Recordes no ano 2011, que são os seguintes:
- 1/8 milha: 7,549 segundos
- 1/4 milha: 11,808 segundos
- 1/2 km: 13,714 segundos
- 1 km: 23,260 segundos
- 1 milha: 35,347 segundos
Do Concept_One ao Nevera de quase 2.000 cv
A empresa Rimac Automobili, que em 2010 era formada unicamente por Mate e o designer Adriano Mudri, começou a trabalhar em um projeto para fabricar o primeiro superesportivo elétrico. Graças ao apoio financeiro de membros da família real dos Emirados Árabes Unidos, o Rimac Concept_One foi apresentado no Salão de Frankfurt de 2011, com uma potência de 1.088 cv, que depois cresceria até os 1.224 cv na versão final do modelo.
A produção do Concept_One limitou-se a unicamente oito exemplares, embora Mate e sua equipe já estivessem trabalhando na fabricação do seu recém-revelado Rimac Nevera, seu segundo hiperesportivo elétrico, que desenvolve 1.914 cv e supera os 400 km/h. Desta vez, a produção chegará até as 150 unidades.
Fornecedor de componentes elétricos para fabricantes
Assim como reconheceu em algumas entrevistas, Mate Rimac tem entre seus objetivos, além de fabricar hiperesportivos elétricos, tornar-se o principal fornecedor de sistemas elétricos e eletrificados para os grandes fabricantes do mundo automobilístico, em especial para aqueles que queiram desenvolver modelos EV de alto desempenho.
Até o momento, a Rimac Automobili já trabalhou em projetos compartilhados com diversos fabricantes e fornecedores para o desenvolvimento de componentes elétricos, e entre eles encontram-se a Mercedes-AMG, Aston Martin, CUPRA, Ferrari, Hyundai, Jaguar, Koenigsegg, Magna, Mercedes-Benz, Pininfarina, Porsche e Renault.
Rimac Automobili, uma empresa de 795 milhões de euros
Hoje em dia, a Rimac Automobili é uma empresa com cerca de 1.000 empregados e com um valor estimado de 795 milhões de euros, cuja sede encontra-se em Sveta Nedelja, perto de Zagreb. A participação acionária da empresa se divide da seguinte maneira: Mate Rimac possui a parte maior (37%), a Porsche é proprietária de 24%, Hyundai de 12% e os 27% restantes estão em mãos de outros investidores.
Como foi anunciado há alguns dias, Rimac e Bugatti se converteram em uma única empresa, onde 55% das ações estão em mãos da Rimac Automobili e os outros 45% pertencem à Porsche.
Musk, Tesla, Koenigsegg e Pagani, entre seus heróis
O trabalho de Mate Rimac foi inspirado, segundo declarou ele próprio em uma entrevista à Automotive News em janeiro de 2020, por homens como Elon Musk, Nikola Tesla (também croata), Christian von Koenigsegg (fundador do fabricante sueco do mesmo nome) e Horacio Pagani, sendo que alguns deles atualmente são seus amigos e sócios a nível profissional.