CUPRA ADIANTA A ESTREIA MUNDIAL DO NOVO FORMENTOR COM UM TEASER

Já não há margem para dúvidas. A marca esportiva espanhola acaba de revelar um teaser que confirma a estreia mundial do novo Formentor no Salão de Genebra 2020. Um ano depois da apresentação do concept car, chega o modelo de produção 100% desenvolvido pela CUPRA. Por enquanto, a antecipação só mostra a parte traseira.
Mas é suficiente, porque o desenho que se aprecia da lanterna é o mesmo do concept car apresentado há um ano. A única diferença se percebe na pintura da carroceria, que em vez de utilizar o mesmo ‘Azul Petróleo’ do protótipo de salão, usa o mesmo cinza fosco das versões esportivas do León.
Embora o ar familiar seja mais que evidente, há uma grande diferença entre os CUPRA León e o novo Formentor. O segundo é um desenvolvimento totalmente próprio da marca esportiva, sem que a SEAT tenha opinado. Um crossover de alto desempenho que pudemos ver em fotos flagrantes de parte do seu desenvolvimento, com um design mais que fiel ao adiantamento conceitual.
Um estilo em conjunto com a SEAT, como o ex-CEO da marca espanhola, Luca de Meo, havia confirmado, ou seja, uma marca teria que ir de mãos dadas com a outra, sem variações. Acontece que embora a CUPRA tenha as mãos certamente livres para desenvolvimentos próprios, não é plenamente independente da SEAT.
Ainda assim, o novo CUPRA Formentor será oferecido somente com versões de alto desempenho, não estando previsto nenhuma versão diesel. De fato, o mais básico será um híbrido plug-in de 245 cv com o mesmo powertrain do SEAT León eHybrid, combinando o motor a gasolina de 1.4 litros TSI de 140 cv e um motor elétrico de 115 cv, e contando com uma bateria de 13 kWh, que oferecerá autonomia em modo elétrico para 60 quilômetros.
Uma versão muito eficiente que também contará com outras três alternativas a gasolina, com o motor de quatro cilindros e 2.0 litros TSI que renderão cifras de 245, 300 e até 330 cv, desmarcando-se do CUPRA León Sportstourer. Espera-se que o novo CUPRA Formentor chegue aos concessionários a partir do mês de setembro.