CUPRA TAVASCAN CHEGARÁ À PRODUÇÃO
Após o recém-lançado Cupra Formentor, a jovem marca premium espanhola se atreveu a lançar seu segundo modelo 100% Cupra, um concept elétrico com um estilo de SUV Coupe e um design chamativo conhecido como Cupra Tavascan. Na época foi apenas mais um atraente concept para o Salão de Frankfurt 2019, mas de um tempo para cá começaram a surgir rumores sobre sua chegada à produção.
Pois bem, finalmente se pode confirmar que efetivamente será assim, porque o próprio Wayne Griffiths, presidente da SEAT e da Cupra, confirmou em uma entrevista que este esportivo e inovador SUV coupe fará parte de uma linha Cupra que irá ganhando novos membros pouco a pouco.
Em declarações ao pessoal da Top Gear, Griffiths confirmou que o desenvolvimento dessa versão de produção já está em marcha. “Não anunciamos exatamente onde, quando e como, mas é um de nossos grandes sonhos que estamos tratando tornar realidade, e o desenvolvimento do projeto continua em linha com o concept”.
De fato, um dos detalhes mais interessantes que o CEO da empresa espanhola deixou cair nesta entrevista é que a Cupra tem a intenção de manter-se o mais fiel possível ao protótipo do Tavascan que já conhecemos. “Dissemos aos designers que não se pode pensar em um automóvel que se pareça a um ‘Batmóvel’, e que não possamos torná-lo realidade depois”, assinala Griffiths.
“Não queremos ter uma grande decepção, dessas em que você tem um concept provocativo e em seguida o modelo de produção torna-se totalmente esvaziado quando passa ao mundo real e não consegue seguir nos testes, etc. O carro definitivo estará muito, muito próximo do concept”, insiste.
Isso confirma que a Cupra apostará muito forte no novo, musculoso e aerodinâmico design do Tavascan, que chegará acompanhado de um powertrain elétrico, mas não sabemos se conservará as cifras do protótipo, que se apresentava com dois motores elétricos, um em cada eixo, para uma potência de 306 cv e um pacote de baterias de 77 kWh instalado na já conhecida plataforma MEB do Grupo Volkswagen para carros elétricos, embora sejam números bem realistas para mover um SUV elétrico como este em sua versão definitiva e cuja data de chegada ao mercado ainda é um mistério.