CUPRA TAVASCAN: UM NOVO SUV 100% ELÉTRICO CHEGARÁ EM 2024

O CUPRA Tavascan chegará aos concessionários. Há algum tempo o próprio Wayne Griffiths, CEO da marca CUPRA, assinalou que este modelo chegará à produção. Agora, a marca espanhola anunciou de maneira oficial o ano que poderemos ver este novo SUV totalmente elétrico no mercado. O segundo carro elétrico da CUPRA será um crossover.
No âmbito da conferência anual de imprensa onde foram mostrados os resultados da empresa, Griffiths jogou um pouco de luz sobre a ofensiva de produto que a marca levará no curto prazo, e mais concretamente no terreno da eletrificação. Depois de colocar à venda os seus primeiros carros híbridos plug-in, a CUPRA está pronta para apostar na mobilidade 100% elétrica.
O primeiro carro elétrico da CUPRA está dando a volta na esquina. Trata-se do CUPRA Born e seu lançamento comercial será neste mesmo ano. E mais, a produção em série desta alternativa luxuosa e exclusiva a modelos como o Volkswagen ID.3 e o Nissan LEAF, começará no segundo semestre de 2021. Alguns anos mais tarde, o fabricante espanhol irá um passo além com seu segundo elétrico, o esperado CUPRA Tavascan.
Já adiantamos diversas informações sobre a esperada versão de produção do Tavascan. Este modelo foi revelado em formato conceitual no Salão de Genebra 2019. No entanto, e apesar de sua condição de concept car, já exibia um aspecto bastante racional, aquilo que podemos definir como carro de produção.
Será o segundo modelo da CUPRA sustentado pela plataforma MEB do Grupo Volkswagen, e a nível técnico estará emparelhado com o Volkswagen ID.4 que recentemente iniciou seu desembarque nos concessionários. Griffiths destacou que o processo de projeto e desenvolvimento acontecerá na Espanha: “Nosso sonho será realizado: o CUPRA Tavascan será uma realidade. Baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, será projetado e desenvolvido em Barcelona e chegará à Europa e a outros mercados internacionais em 2024”.
No que diz respeito ao sistema de propulsão, é muito cedo para aventurar detalhes, no entanto, podemos tomar como referência o powertrain usado pelo modelo conceitual. Desenvolve uma potência de 225 kW (306 cv) graças aos dois motores elétricos. Um motor atua sobre o eixo dianteiro e o outro no traseiro, proporcionando uma configuração de tração total. A bateria de íons de lítio de 77 kWh lhe permite homologar uma autonomia de 450 km, de acordo com o ciclo WLTP. Espera-se que o modelo de produção seja capaz de rodar 500 km com uma só carga.