DACIA SANDERO 2020: NOVA GERAÇÃO SERÁ APRESENTADA AINDA ESTE ANO

Revelado pelo fabricante romeno no Salão de Paris 2012, a geração atual do Dacia Sandero continua acumulando excelentes números de vendas, apesar de já estar há oito anos no mercado. Mas a Dacia já se encontra desenvolvendo a terceira geração do bem-sucedido modelo ‘low cost’, uma nova geração que talvez possamos conhecer ainda este ano.
Esta semana surgiram as imagens dos primeiros protótipos que foram fotografados enquanto realizavam testes de estrada, uma amostra de que o fabricante está acelerando o desenvolvimento da nova geração do popular utilitário da marca romena.
De acordo com a imprensa francesa, a terceira geração do Dacia Sandero poderá ser apresentada este ano e há uma razão simples que explica a pressa do fabricante romeno em apresentá-la tão logo seja possível.
É que a Dacia quer apressar-se em lançar a terceira geração do Sandero antes que entre em vigor a nova e mais exigente norma da EuroNCAP, que tornará os requisitos mais rigorosos a partir de 1º de janeiro de 2020. Sob a nova regulamentação será bem mais difícil alcançar uma alta pontuação, já que serão exigidos novos elementos que elevarão os custos de desenvolvimento.
A Dacia não pode permitir que o Sandero receba uma nota mais baixa que as 3 estrelas da geração atual e é por isso que o carro deverá ser homologado antes que entre em vigor a nova regulamentação da EuroNCAP.
O Dacia Sandero 2020 tomará como ponto de partida uma versão simplificada da plataforma da quinta geração do Renault Clio, a arquitetura CMF-B desenvolvida pela Renault/Nissan, que equipará inúmeros modelos da Aliança franco-japonesa.
Por enquanto o fabricante não revelou qual será a oferta de motores do novo Dacia Sandero 2020, embora seja de esperar que utilize os motores a gasolina SCe e TCe, assim como também algum dos blocos diesel BluedCi.