DALLARA ANUNCIA UMA VERSÃO AINDA MAIS EXTREMA DO STRADALE SÓ PARA CIRCUITO
A grande novidade do MiMo, o Milano Monza Motor Show 2021, foi a apresentação oficial do primeiro protótipo do novo Dallara Stradale XPE. Uma nova versão track-only do esportivo de carbono do fabricante italiano de Varano de' Melegari que estreia uma configuração consideravelmente mais extrema.
Por enquanto, sobre o asfalto do traçado de Monza só pudemos ver um protótipo que exibia um traje completo de camuflagem com adesivos, embora não fosse suficiente para ocultar as novidades aerodinâmicas desta radical versão de pista.
O novo Dallara Stradale XPE é a versão track-only e, portanto, não matriculável do Dallara Stradale, de modo que seu nome passa a ser uma contradição, pois a denominação ‘stradale’ é utilizada pelos fabricantes italianos exclusivamente em veículos de rua e já foi confirmado pela própria marca que esta nova versão não é.
A empresa apresentou este protótipo como um adiantamento, de modo que não devemos tomá-lo como sua apresentação oficial, ou pelo menos não a definitiva, que acontecerá nos próximos meses. De modo que ainda não temos todos os dados e especificações da nova versão, que promete ser consideravelmente mais agressiva e esportiva que o modelo de rua do qual deriva, mas por enquanto não conhecemos suas cifras de desempenho mecânico.
Esta versão mostra um novo kit aerodinâmico, mas não parece mostrar mudanças de relevância na carroceria. Como é o caso do novo tratamento da parte frontal, com novo splitter e aletas nas laterais e o evidente aerofólio traseiro com mastros tipo pescoço de cisne, muito maior que o disponível no modelo de série. Segundo a Dallara, esta versão pesa apenas 890 quilos e é capaz de gerar um downforce de 1.250 quilos e forças laterais de até 2.7 g. Cifras que deixam no ridículo a maioria dos superesportivos do mercado atual.