DALLARA STRADALE EXP ZANARDI TRIBUTE: UMA HOMENAGEM AO PILOTO ITALIANO

O Dallara Stradale exibe uma nova carroceria com cores únicas. Durante o último final de semana, no âmbito do ‘Dia Histórico Minardi’ no circuito de Imola, o carro da Coleção 777 de Andrea Levy saiu à pista com o novo kit aerodinâmico EXPerience.
E isso não é tudo. A carroceria do Dallara era dedicada a Alex Zanardi, que pilotou o antigo monolugar de Fórmula 1 da escuderia italiana no campeonato, no princípio dos anos 90.
O Stradale de Levy é o primeiro carro equipado com o novo kit, que adiciona novos apêndices dianteiros e um aerofólio traseiro biplano. Estas soluções permitem desenvolver uma carga aerodinâmica muito superior ao peso do carro, melhorando ainda mais o desempenho e o equilíbrio do Dallara.
Como mencionamos, o Stradale presente em Imola terá uma estética dedicada a Zanardi, e em particular uma homenagem à manobra de ultrapassagem realizada pelo piloto contra Bryan Herta em Laguna Seca, em 8 de setembro de 1996.
Naquele grande prêmio, válido para o campeonato da Indy, Zanardi conseguiu ultrapassar o seu rival na última volta na curva dupla conhecida como ‘Saca-rolhas’ do circuito americano, em uma famosa manobra que é lembrada como ‘The Pass’.
Na lateral da carroceria do Dallara há um código QR que, se for escaneado com um smartphone, conecta com o vídeo original da ultrapassagem do piloto italiano. Tudo em um aceno ao passado.
Debaixo da carroceria do Dallara que aparece nas imagens, esconde-se um autêntico motor de carro de corridas. A versão EXP, de fato, está equipada com um bloco 2.3 turbo, de 4 cilindros e origem Ford, com 500 cv e 700 Nm a 4.000 rpm.
O chassi de fibra de carbono e a ausência de teto e para-brisa permitiu reduzir o peso a somente 890 quilos, conseguindo uma relação peso-potência de 1.78 kg/cv. Para dar um exemplo, o Bugatti Chiron, um dos hiperesportivos mais extremos do mundo com 1.600 cv, tem uma relação de 1.22 kg/cv.
É provável que, graças ao kit aerodinâmico EXPerience, o potencial do Stradale seja ainda mais extremo e se aproxime mais ao de um autêntico carro de competição.