DALLARA TERÁ ESPORTIVO DE RUA EM 2017
O fundador da Dallara Automobili, Gian Paolo Dallara, disse que a empresa está trabalhando em um modelo esportivo de rua de dois lugares do mesmo segmento do Alfa Romeo 4C e dos Lotus Elise e Exige para ser lançado daqui a três anos. Dallara adiantou que o modelo custará cerca de 80 mil euros e que será limitado a uma centena de unidades por ano.
O conhecido fabricante de chassis italiano, fundado em 1972 e que tem estado envolvido sobretudo no automobilismo esportivo, como nas Fórmula 1, 3 e Indy, pretende conceber um modelo com cerca de 850 kg, valor possível de alcançar com a utilização de componentes em fibra de carbono, tal como sucede com o Alfa Romeo 4C, modelo cuja concepção Dallara participou. O novo modelo, com o nome a ser designado, não terá direção assistida nem ajudas eletrônicas à condução, de forma a proporcionar o máximo de prazer esportivo ao condutor. Contará também com um teto em lona retrátil, e recorrerá ao mínimo de tecnologia, contemplando apenas o ar condicionado. O motor deverá ser de origem Fiat: um 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina com cerca de 300 cv.
Gian Paolo Dallara esteve envolvido no desenvolvimento de vários modelos icônicos, como o Ferrari 250 GTO. Aliás, o italiano foi contratado pessoalmente por Enzo Ferrari em 1959 para os quadros da marca de Maranello, tendo sido responsável pela introdução do túnel de vento no quartel-general da Ferrari. O italiano de 77 anos trabalhou ainda na criação dos Lamborghini Miura e Espada. As faltas de dinheiro e de tempo foram a razão principal para nunca ter existido um esportivo com o emblema Dallara.