DE TOMASO: O ESPERADO RENASCIMENTO DA MARCA PODE ESTAR PRÓXIMO

Há três anos, uma empresa de origem chinesa denominada Ideal Team Venture, adquiria os direitos para a utilização comercial da marca fundada pelo argentino Alejandro De Tomaso por apenas 1.5 milhão de euros, após uma fracassada tentativa de ressuscitar a marca, que incluiu até um golpe no fisco italiano.
A história começou no ano de 2009, quando o italiano Gian Mario Rossignolo havia voltado a lançar a marca De Tomaso, tomando o controle das instalações de Grugliasco que eram da Pininfarina. Rossignolo aproveitou o Salão de Genebra 2011 para apresentar o primeiro modelo da nova era, um crossover focado no luxo que foi denominado De Tomaso Deauville. No entanto, quando tudo parecia indicar que finalmente a De Tomaso voltaria à vida, Rossignolo foi acusado de dar um golpe no fisco italiano e a De Tomaso mais uma vez voltou a fechar.
Mas há poucos dias, novas notícias semearam esperança ao futuro da marca italiana, já que uma empresa denominada De Tomaso Automobili Limited, registrou no escritório de patentes do Reino Unido a marca De Tomaso e os logotipos da empresa.
Essa é toda a informação que surgiu, mas pesquisando o registro de empresas do Reino Unido, descobriu-se que o responsável por trás da empresa De Tomaso Automobili Limited é Sung Fung CHOI, um empresário de origem chinesa que também está registrado como proprietário da Apollo Automobile Limited, a empresa por trás da marca Gumpert, que a Ideal Team Venture adquiriu em 2016.
A mesma oficina de patentes registrou a mudança de nome da empresa no último mês de agosto, de modo que a marca italiana está a ponto de renascer sob a tutela dos mesmos empresários de origem chinesa que a adquiriram no ano de 2015. Nesse meio tempo, foram muitos os que se candidataram para tentar reviver a emblemática marca, desde a L3 Holding, um dos donos da Lotus Formula 1 Team, até a italiana ATS - Automobili Turismo e Sport.