DE TOMASO P900: COM UM POTENTE MOTOR V12 E SEM ELETRIFICAÇÃO

Houve um tempo em que os hipercarros eram escassos, mas agora parece que a cada semana aparece um novo monstro ultra potente e com um preço elevadíssimo. A De Tomaso Automobili apresenta o P900, uma máquina só para circuitos que rompe a tendência ao evitar a eletrificação.
Limitado a 18 carros, por 3 milhões de euros cada um, é promovido como um veículo neutro em carbono graças a um motor V12 de novo desenvolvimento, projetado para funcionar com combustível sintético.
O motor se perfila como uma maravilha da engenharia, já que a De Tomaso afirma que se trata do menor e mais leve bloco V12 já desenvolvido, com um peso de apenas 220 kg. Alcança as 12.300 rpm, ou seja, 200 rpm a mais que o V12 Cosworth que equipa o Gordon Murray T.50.
Esta mecânica de aspiração natural produz 900 cv em um veículo com um peso seco de 900 kg. Não é preciso ser matemático para comprovar que a relação peso-potência é de tão somente 1:1, similar à do histórico Koenigsegg One:1.
Toda essa força é canalizada exclusivamente ao eixo traseiro através de uma transmissão sequencial Xtrac, mas convém esclarecer que esse poderoso motor V12 não estará pronto antes do final de 2024.
Os clientes impacientes poderão ter o carro já no próximo verão europeu se estiverem dispostos a conformar-se com um motor Judd V10, vinculado ao bloco utilizado pelo monolugar Benetton B197. Se o nome te parece familiar, foi aquele carro de Fórmula 1 pilotado por Jean Alesi e Gerhard Berger durante a temporada de 1997.
Em relação à estética, é quase tão extravagante como o Apollo Intensa Emozione (IE). Isso não é uma coincidência, já que os dois carros são obra da mesma equipe de design. O perfil do P900 foi aperfeiçoado em um túnel de vento utilizado pelos carros de F1. Deles, o De Tomaso adotou um aerofólio traseiro ativo com sistema DRS.
Ainda não foram reveladas as cifras de desempenho, embora a empresa afirme que o P900 será tão rápido quanto um carro de corridas LMP. Em outras palavras, deverá ser um digno concorrente do Aston Martin Valkyrie AMR Pro, outro hipercarro sem matrícula. Como complemento à estreia do modelo, parece que esta será organizada pela De Tomaso Competizione, onde os proprietários do P900 poderão divertir-se em corridas-cliente.
As imagines que aparecem abaixo são oficiais. Durante a próxima primavera europeia, a De Tomaso planeja revelar seu modelo ‘real’. Claro, visto ‘em carne e osso’ deverá ser realmente espetacular.