DELOREAN ALPHA5: UM NOVO COUPE ELÉTRICO ASSINADO PELA ITALDESIGN
A empresa DeLorean está oficialmente de volta e pronta para uma nova aventura no mundo dos automóveis elétricos. E acaba de apresentar o seu novo Alpha5, um coupe de quatro lugares inspirado no famoso DMC-12 da empresa, que será apresentado oficialmente em Pebble Beach, no próximo mês de agosto, durante a semana do automóvel em Monterey.
Um dos traços mais chamativos do Alpha5 são suas portas, do tipo asas de gaivota, que são enormes, e que junto ao vidro traseiro com lâminas horizontais, são os únicos acenos importantes ao DeLorean original do filme ‘Back to the Future’.
Por suas dimensões, trata-se de um carro muito maior que o DMC-12, que media 4.200 mm de comprimento, uma vez que este Alpha5 alcança os 5.000 mm de comprimento, 2.040 mm de largura e 1.370 mm de altura (com as portas fechadas, logicamente).
Como todo veículo elétrico atual, o Alpha5 exibe enormes rodas calçadas com pneus de perfil baixo (Pirelli P Zero, neste caso), além de faróis e lanternas muito estilizadas, uma sinuosa carroceria (0.23 Cd) e um acabamento bicolor. Cabe apontar que o carro foi projetado pela conhecida empresa Italdesign, para quem Giorgetto Giugiaro projetou também o DeLorean original.
O habitáculo do carro conta com quatro assentos individuais e tem um design muito limpo, quase sem comandos nem botões físicos, já que quase tudo foi integrado em uma grande tela táctil flutuante, instalada no console central. A instrumentação, aliás, também é digital.
Por enquanto a DeLorean não quis oferecer muita informação sobre o sistema de propulsão do Alpha5, mas sabemos que é 100% elétrico e que conta com uma bateria com mais de 100 kWh, que deverá oferecer uma autonomia próxima aos 500 quilômetros (no EPA americano).
Além disso, anuncia uma aceleração de 0 a 96 km/h (0-60 mph) em 3.4 segundos, de 0 a 142 km/h (88 mph) em 4.4 segundos e uma velocidade máxima de 241 km/h, apesar de todas estas cifras serem para a versão ‘base performance’, o que faz pensar que no futuro poderá haver versões mais potentes.
O modelo será fabricado na Itália a partir de 2024, embora o sistema de propulsão seja fornecido por uma empresa britânica. A marca limitará a produção do carro a 88 exemplares. Além disso, os planos de futuro da DeLorean contemplam um coupe esportivo com motor V8, um sedan elétrico e inclusive um SUV alimentado por hidrogênio.