DETROIT ELECTRIC RECEBE INVESTIMENTO CHINÊS DE 1.8 BILHÕES DE DÓLARES E ANUNCIA NOVOS MODELOS
O projeto Detroit Electric sofreu um grande impulso graças ao bilionário investimento de uma empresa chinesa, a Far East Smarter Energy. Os chineses investiram 1.8 bilhões de dólares no até agora pequeno projeto do esportivo elétrico para criar uma joint-venture que não só levará adiante o modelo já desenvolvido pela Detroit Electric, mas também desenvolverão novos modelos que deverão ser apresentados em breve.
Segundo informações, esses novos modelos deverão estar prontos para produção entre 2018 e 2020. Inicialmente surgirá um SUV, para o qual, um prazo tão próximo como 2018 torna-se algo quase impossível. O desenvolvimento de um modelo leva anos para os grandes fabricantes que contam com muita experiência e meios, portanto, um prazo tão curto para um pequeno fabricante realizar essa tarefa parece ficção.
Não se sabe ainda quais serão os planos reais de ambas as empresas. Por enquanto o único modelo real que dispõem é o SP:01, um pequeno esportivo elétrico baseado na plataforma dos Lotus Elise/Exige, nos quais mostra uma mais que evidente semelhança.
Inicialmente, o capital investido ativará a fabricação e comercialização do SP:01, ampliando as operações da empresa. Para poder realizar esses planos, a infraestrutura da empresa será incrementada com a construção de uma nova planta produtiva para poder acolher esses projetos.
A Far East Smarter Energy é uma grande empresa de origem chinesa que se dedica à fabricação de material elétrico. Até o momento, não havia se relacionado com nenhum outro projeto de veículo elétrico, algo que está se tornando prioridade no país asiático.
Não se sabe também se os chineses já dispõem de algum outro projeto ou desenvolvimento paralelo que encaixaria nos planos da Detroit Electric, o que poderia explicar a pressa anunciada por ambas as empresas para seus futuros modelos. Independentemente da tecnologia e das capacidades das empresas, dispor de um modelo completamente novo pronto para produção em somente um ano de prazo é algo impossível para qualquer fabricante. Portanto, ou exageraram bastante em suas declarações, ou existe algo que não revelaram por enquanto.