DIRETOR DE DESIGN DA JAGUAR RECEBE PRÊMIO
- O prêmio de Designer do Ano recompensa a aposta na inovação e na atenção sistemática de Ian Callum no design automobilístico
O Diretor de Design da Jaguar, Ian Callum, recebeu o prêmio de Designer do Ano ao alcançar o primeiro lugar na segunda edição da prestigiosa lista anual “Designerati”, da revista “The Drum”, que inclui as 100 pessoas de maior influência no design britânico.
Os especialistas que formam o júri decidiram que Ian Callum é o designer britânico mais influente deste ano, na frente de Maggie Hodgetts, responsável pelo Design Gráfico da Waitrose, e Christopher Bailey, chefe do Departamento Criativo da Burberry, que ocuparam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.
“Ian Callum é um visionário do design britânico. Desde o início da sua carreira na Ford, na década de 70, até ao seu trabalho na Aston Martin, a sua influência no design automóvel é lendária”, comentou Stephen Lepitak, editor da revista “The Drum”, acrescentando: “As suas linhas belas e simples, no Jaguar F-Type de 2013 e no novo XF, que foi apresentado no mês passado, marcaram o início de uma nova era na Jaguar, trazendo uma lufada de ar fresco à marca clássica”.
“A aposta de Ian na inovação, a sua atenção meticulosa e visão clara sobre o design que devem ter os veículos Jaguar, representa na perfeição os ideais de design do Reino Unido”, frisou Stephen Lepitak.
Por seu lado, Ian Callum declarou: “É uma honra estar na primeira posição da lista “Designerati”. É muito especial um designer de automóveis receber esta premiação, mais ainda se levarmos em consideração a quantidade e a diversidade de designers britânicos cheios de talento que trabalham em matérias como a arquitetura, moda e design gráfico”. “Ser o primeiro da lista e receber o prêmio de Designer do Ano da ‘The Drum’ atesta como é fantástica a equipe da Jaguar com quem tenho tido o privilégio de trabalhar todos os dias”, completou.
Os designers que integram a lista “Designerati” são selecionados pelos principais sucessos acumulados em toda a sua carreira e pelas suas obras mais importantes dos últimos 12 meses, bem como pelo seu envolvimento geral no setor.
A trajetória de Ian Callum incluiu uma temporada na Ford, onde trabalhou no Escort Cosworth, bem como na Aston Martin, onde teve um papel fundamental no design do DB7, do DB9 e do Vanquish. Os primeiros exemplos da direção de design de Callum na Jaguar foram o luxuoso XK, o sedan XF, o XF Sportbrake, o sedan XJ e o esportivo F-Type de dois lugares.
Em complemento, em setembro de 2014 foi apresentada a nova linha de modelos Jaguar XE, à qual se seguiu a segunda geração do XF, em Março de 2015. Desde que chegou à Jaguar em 1999, Ian Callum e a sua equipe criaram protótipos atraentes como o R-Coupe, o RD-6, o C-X17 e o C-X75, este último aparecerá no “Spectre”, o 24º filme de James Bond, que irá estrear no final deste ano.
Lembrando que este é o segundo reconhecimento importante que Ian Callum recebe em apenas seis meses, após ter recebido a Medalha Minerva da Chartered Society of Designers pela sua contribuição importante para o design automobilístico.