DODGE CHARGER ESTÁ COMPLETANDO SEUS 50 ANOS

Na semana passada coincidiram os cinquenta anos do Fiat 124 Spider, com o meio século de vida do Dodge Charger, um dos esportivos mais tradicionais do mercado americano, que assim como o modelo da Fiat, nasceu no ano de 1966, revelando um desenho sóbrio e musculoso.
A década de 60 foi justamente a que marcou o nascimento dos famosos ‘muscle cars’, caracterizados por suas linhas musculosas e um poderoso motor debaixo do capô. O Dodge Charger nasceu no formato de um protótipo no ano de 1965 e depois de ter recebido muitos elogios por parte da imprensa e dos entusiastas, um ano depois chegava aos concessionários da marca para brigar com o seu primo, o Plymouth Barracuda.
O primeiro Dodge Charger de 1966 foi um coupe esportivo de quatro lugares que era equipado com diferentes motores V8, desde um bloco de 5.2 litros até o Hemi de 7.0 litros do modelo mais potente. Seu sucesso e fama de carro potente e rápido começaram a estenderem-se principalmente graças às vitórias na NASCAR, até alcançar o seu ponto máximo quando um Charger RT 1969 chegava às televisões com sua carroceria cor de laranja e uma bandeira confederada pintada sobre o teto, na série americana ‘The Dukes of Hazzard’, onde o Charger era apelidado de General Lee.
O Dodge Charger atual se encontra em sua sétima geração e está mais vivo do que nunca, no formato de um sedan esportivo de aparência agressiva e uma poderosa linha de motores de oito cilindros, que vão desde o Hemi de 5.7 litros com 370 cv de potência, até o Hemi sobrealimentado de 6.2 litros que equipa a versão SRT Hellcat, que produz nada menos que 707 cv. Só podemos dizer: feliz aniversário Charger!.