DODGE DART DÁ O SEU ADEUS DEFINITIVO AO MERCADO
Quando a história da Fiat Chrysler Automobiles começava, nascia junto o Dodge Dart, um carro que foi apresentado com grande otimismo em meados do ano de 2012. Mas a quatro anos de sua apresentação, este mês o sedan compacto dará o adeus definitivo, já que não conseguiu atender as expectativas da FCA.
O Dodge Dart previa um novo começo para a Fiat Chrysler, já que prometia ser um carro compacto, que se baseando sobre a mesma arquitetura do Alfa Romeo Giulietta, combinaria o design e o conforto americano com o estilo e aspecto esportivo italiano. Mas algo não andou bem.
Desenvolvido para competir com modelos que habitualmente vendem entre 200.000 e 300.000 unidades por ano, como os Honda Civic, Chevrolet Cruze e Ford Focus, o Dart conseguiu alcançar apenas as 87.392 unidades em 2015, seu melhor ano e já em 2014 a Fiat Chrysler Automobiles se preocupava por suas baixas vendas, que nos primeiros meses do ano já acumulava uma queda superior a 30% comparada ao exercício anterior.
Mas foi só no início de 2016 que chegou o anúncio de sua saída do mercado, e pela boca do próprio Sergio Marchionne, que anunciou também a saída de produção do Chrysler 200. É que a atualização do plano de negócios da empresa contempla mudar o seu enfoque dos sedans para os SUVs, já que consideram que o interesse do consumidor pelos SUVs é irreversível, pelo menos por enquanto.
Mas as notícias não são todas más, nem tampouco é tão certo que a FCA deixará de lado definitivamente os sedans em favor dos SUVs, já que há poucos meses a Fiat Chrysler Automobiles lançou na Europa a nova geração do Fiat Tipo, um carro que se transformou em um sucesso imediato em alguns mercados e que também é oferecido em outros dois formatos de carroceria. Além disso, em alguns mercados da America, como no México, já é comercializado com o emblema da Dodge, revivendo a denominação Dodge Neon.