DODGE DEMON ROADSTER CONCEPT: UMA ESPÉCIE DE MAZDA MX-5 AMERICANO QUE NUNCA SE MATERIALIZOU

No início dos anos 70, a Dodge utilizou pela primeira vez a denominação ‘Demon’, na época para uma versão do Dart, e voltou a recuperar este nome três décadas depois, em 2007, quando foi apresentado o protótipo Dodge Demon que aparece nas imagens.
Revelado no Salão de Genebra de 2007, este Dodge Demon era um roadster de dimensões contidas, muito ao estilo do Mazda MX-5, que pretendia situar-se na linha como uma opção esportiva abaixo do todo-poderoso Dodge Viper.
O modelo chegou justamente em um momento convulsivo, no final da era DaimlerChrysler, de modo que nunca chegou a tornar-se realidade, embora sem dúvida fosse uma proposta muito interessante, que hoje quisemos resgatar.
Este Dodge Demon, que como protótipo era totalmente funcional, exibia um aspecto muito de acordo com a linguagem de design da marca naquela época, que inclusive hoje em dia é bastante interessante, especialmente a parte frontal. Talvez a traseira seja o menos atraente, embora os marcadíssimos ombros traseiros tenham o seu atrativo.
Para colocá-lo no contexto, o protótipo media 3.97 metros de comprimento, 1.74 metros de largura e 1.32 metros de altura, com uma distância entre os eixos de 2.43 metros, de modo que suas dimensões eram similares às do Mazda MX-5 da época, que roçava os 4.0 metros.
Debaixo do capô escondia um motor aspirado a gasolina de 4 cilindros e 2.4 litros, com uma potência de 174 cv e um torque máximo de 224 Nm, acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades, que enviava toda a força do propulsor às rodas traseiras.
De acordo com a Dodge, graças a um peso vazio do conjunto de apenas 1.179 kg, o Dodge Demon era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7.1 segundos, com uma velocidade máxima de 210 km/h.
Devido a problemas para conseguir a verba necessária para desenvolver um modelo deste tipo, o Demon nunca chegou à produção, embora no ano de 2010 tivessem surgido rumores sobre um possível Demon, relacionado com o que iria ser o Alfa Romeo Spider, mas o plano tampouco chegou a frutificar. A denominação ‘Demon’ voltou à linha novamente, já mais recentemente, para a versão mais potente do Challenger SRT, de 852 cv.