DODGE HAVIA DESENVOLVIDO EM SEGREDO UM VIPER DE MOTOR CENTRAL
Não há nada mais atrativo do que descobrir um projeto secreto que esteve enterrado durante décadas, o que geralmente é habitual nos arquivos de uma grande corporação, como é o caso das grandes empresas automobilísticas.
Segundo o que se descobriu, por volta de 1996 uma série de engenheiros da Dodge criaram um desenho CAD e dois modelos em escala para tratar de verificar quantos elementos da primeira geração do Dodge Viper poderiam ser utilizados em uma nova geração do modelo, mas com uma nova configuração de motor central. Assim, o modelo resultante foi uma espécie de retrofit da primeira geração do esportivo com proporções bastante estranhas, precisamente devido à mudança de posição do motor.
O motivo não era outro senão tratar de realizar o projeto com um impacto econômico mínimo, assim seriam utilizados todos os elementos possíveis da primeira geração do modelo, incluindo o enorme motor V10 de 8.0 litros e 323 quilos. Foram montadas duas mulas de testes completas, que incluíam chassis e painéis de carroceria, assim como todos os elementos de estruturais e claro, a enorme mecânica aspirada. Na época o projeto não havia sido apresentado à cúpula diretiva da Chrysler, já que o desenvolvimento do projeto foi levado totalmente em segredo e sem o conhecimento nem a aprovação da junta diretiva.
Na verdade, nem sequer o chefe de design da Chrysler, que naquela época era Tom Gale, estava ciente do projeto. E talvez por esse motivo o projeto foi recebido tão friamente por parte dos responsáveis da empresa, que não apoiaram o projeto em nenhum momento.
Apesar do revés inicial, dois anos depois esses engenheiros voltaram a tentá-lo, mas o projeto foi engavetado depois que a Daimler e a Chrysler se fundiram em 1998. Vários dos integrantes do projeto passaram pouco depois às fileiras da Ford, onde desenvolveram a ideia de uma nova versão moderna do Ford GT40, o que foi o germe do Ford GT 2005.
O projeto original da Dodge acabou guardado em uma gaveta e não havia aparecido até hoje, embora o mais curioso seja que esse desconhecido capítulo da história do Viper guarda certo paralelismo com a história do Shelby Cobra original, o modelo que tratou de suceder espiritualmente o Viper, já que a Shelby também tratou de substituir o Cobra por um modelo de motor central, o Shelby Lone Star, mas a Ford não deu luz verde ao projeto e terminou como um protótipo único.