DODGE JOURNEY DEIXARÁ DE SER PRODUZIDO APÓS 12 ANOS NO MERCADO

O mundo conheceu o Dodge Journey durante o Salão de Frankfurt 2007. Tratava-se de um crossover que queria democratizar o espaço interior e o equipamento a um preço relativamente acessível. Seus primeiros anos no mercado foram um sucesso, mas a falta de uma renovação mais profunda impactou com o tempo.
Após 12 anos no mercado, o Dodge Journey finalmente deixará de ser fabricado. Segundo o pessoal do Autoblog, a FCA decidiu fazer cortes importantes na linha Dodge a partir do próximo ano-modelo. Não haverá 2021 nem para o Dodge Journey nem para a Caravan, de modo que o portfólio ficará composto somente pelos Challenger, Charger e Durango.
O adeus do Dodge Journey chega alguns anos atrasado. Desde seu lançamento em 2007, só houve uma atualização em 2011, quando mudaram os interiores e foi melhorada a suspensão. Desde então foi mantido sem mudanças, e isso se reflete em sua proposta mecânica: um motor de 2.4 litros de 175 cv com uma obsoleta transmissão automática de quatro velocidades.
A saída do Journey não deve eclipsar a importância que tem o adeus à Caravan. Pela primeira vez em quase 40 anos a Dodge não terá uma minivan em sua linha. Seu substituto, de algum modo, chega através da Chrysler, com o lançamento da Voyager, que não é mais que uma Pacifica a preço acessível.
O final da produção da Journey deixa um espaço na fábrica da FCA em Toluca, México, da qual o Fiat 500 também se despediu recentemente. Não sabemos se a marca aproveitará o espaço para aumentar a produção do Jeep Compass ou se planeja um novo modelo a ser produzido no México nos próximos anos.