DODGE VOLTA A REGISTRAR O NOME BARRACUDA E OS RUMORES JÁ COMEÇAM A SURGIR
Quando se fala dos muscle cars americanos somente são lembrados os Ford Mustang, Chevrolet Camaro e Dodge Challenger. No entanto, lembramos que foi a Chrysler que saiu na frente e colocou no mercado seu carro duas semanas antes da Ford. E o fez através da marca Plymouth com o nome comercial Barracuda. O primeiro muscle car da história era baseado no Plymouth Valiant, mas por sorte ou azar, nunca chegou a contar com a aceitação do Mustang da Ford.
Com o passar do tempo e por culpa de uma das múltiplas crises financeiras da Chrysler, a Plymouth desapareceu e o Barracuda passou a enquadrar-se nas filas da Dodge. A marca se encarregou de acolher os modelos mais esportivos da já extinta marca e, por conseguinte, o Barracuda teve ainda algumas oportunidades. No entanto, por culpa da primeira crise energética mundial, a de 1974, sua matriz decidiu tirá-lo do catálogo e guardá-lo na gaveta das recordações.
Agora, parece que abriram a gaveta, pois os rumores de que o Barracuda possa voltar ao mercado são insistentes. Já faz tempo que se escuta que a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) estaria pensando em devolver à Dodge um de seus modelos mais emblemáticos. Contudo, agora os rumores ficam mais fortes do que nunca.
A razão disso é que a Dodge apresentou uma solicitação de registro de nome comercial no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos para o nome Barracuda. Esse modelo tem grande chance de chegar ao mercado, pois a próxima geração do Dodge Challenger deve chegar ao mercado em 2020. Uma vez que o Challenger esteja nos concessionários, a Dodge poderá lançar um Barracuda com um tamanho menor e duas carrocerias, uma fechada e outra aberta.
Com essa nova abordagem de mercado, o Challenger e o Barracuda não se pisariam nas vendas e, portanto, poderiam conviver na linha da marca perfeitamente. A outra versão que ocorre é que a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) só quer salvaguardar seus interesses comerciais comerciais diante de outras marcas. Tendo o controle do nome Barracuda, ninguém poderá utilizá-lo para seu benefício e assim a FCA poderá utilizá-lo no âmbito que lhe agrade.