DRAKO DRAGON: UM HYPERCAR ELÉTRICO COM MAIS DE 1.200 CV

Em agosto de 2019, a Drako Motors, um pequeno fabricante de automóveis localizado na região de Silicon Valley, na Califórnia, apresentou sua bela e única criação: o Drako GTE. Falamos de um veículo elétrico, ou melhor, de um hypercar alimentado por baterias, capaz de descarregar sobre o asfalto impressionantes 1.200 cv de potência graças a uma configuração de quatro motores elétricos. Por enquanto, este automóvel não chegou às ruas, mas parece que a empresa não se preocupa muito com isso, já que acaba de apresentar uma versão melhorada que chama de Dragon.
Infelizmente a informação que dispomos é muito escassa, já que o fabricante divulgou apenas algumas fotografias como teaser, sem entrar em muitos detalhes sobre este monstro 100% elétrico. Pelo que podemos intuir nas imagens, o Drako Dragon será praticamente igual ao seu irmão GTE, embora seja possível que incorpore um ou outro elemento diferenciador em sua carroceria, seja para melhorar a aerodinâmica ou sua eficiência. Em relação ao interior, espera-se um habitáculo redesenhado que promete ser mais luxuoso.
Basicamente, o veículo que aparece nas imagens é uma versão modificada do Karma Revero, que por sua vez é outra versão alterada do antigo Fisker Karma. A empresa assegura que sobre este carro foram aplicadas inúmeras mudanças técnicas até o ponto de que “essencialmente nenhum sistema do Drako GTE ficou intacto”. Além disso, o sistema de propulsão de quatro motores oferecerá um torque máximo mais elevado, enquanto que as baterias foram otimizadas para oferecer uma maior autonomia e uma melhor refrigeração com o objetivo de oferecer um desempenho melhorado sobre a pista. Tampouco podemos esquecer de uma nova suspensão ajustável.
Quanto ao seu desempenho, a Drako diz que o Dragon será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em um tempo inferior ao do GTE, embora não estabeleça um tempo determinado nem para um nem para o outro. Presumivelmente estamos diante de um hypercar que será capaz de acelerar até a mencionada velocidade em menos de 2 segundos, um registro muito parecido ao que oferece o Tesla Model S Plaid com seus mais de 1.000 cv de potência. Assim como este, toda a energia produzida por seus quatro motores elétricos será enviada ao asfalto através das quatro rodas que terão que digerir mais de 1.200 cv.
Por último, mas não menos importante, resta falar do preço. Por enquanto não há nenhuma informação a respeito, mas se considerarmos que o preço do Drako GTE superava o milhão de dólares, espera-se que o Dragon seja um pouco mais caro que seu irmão. Sua apresentação deverá acontecer no próximo mês de janeiro de 2022, de modo que falta pouco tempo para conhecermos todos os detalhes deste promissor hypercar elétrico.