DS 4 ESPRIT DE VOYAGE: UMA NOVA EDIÇÃO ESPECIAL PARA O COMPACTO FRANCÊS
Uma vez que o DS 4 chegou ao mercado em 2021, ainda é cedo para pensar em uma atualização de meio ciclo de vida. Entretanto, a marca francesa não vai ficar de braços cruzados já que sua ideia é seguir inovando com este e o resto de seus modelos, o que leva à criação de uma série de coleções - na forma de edições especiais - que irão chegando a cada ano e se distinguirão dos outros acabamentos por exibir alguns toques estéticos exclusivos, assim como características únicas para poder diferenciar-se.
A primeira destas coleções é a denominada Esprit de Voyage, que chega primeiro ao DS 4 para depois estender-se - ao longo do ano - ao resto da família do fabricante francês.
Com o lançamento desta coleção, a DS pretende combinar a elegância e o conforto com o cuidado pelos detalhes e sentido prático, ou seja, aspira prestar homenagem à “arte de viajar à francesa”. Suas intenções ficam claras com o logo desenhado para identificar esta série especial: um mapa da Europa construído com raios que surgem desde Paris. Esta senha de identidade pode ser localizada no exterior, concretamente em uma gravação com laser nas carcaças dos retrovisores, combinando-se com as exclusivas rodas Cannes de 19 polegadas e os toques em preto brilhante tanto nas DS Wings da parte frontal como nas molduras laterais e a faixa que une as lanternas traseiras, sem esquecer do teto em preto Pérola.
No interior, o compacto francês aposta nos tons claros e luminosos que caracterizam a moda de verão, mas sem dispensar as superfícies escuras no painel pensadas para evitar os incômodos reflexos do sol. Tudo isso com materiais de alta qualidade que deixam boas sensações e situam o DS 4 como uma autêntica referência do segmento C nesse sentido. Destaca-se por seu estofamento baseado no couro Nappa, com uma cor cinza Galet para os bancos enquanto que o cinza Granito se encarrega de cobrir os painéis das portas e um painel onde aparece o mencionado logo desenhado para a coleção Esprit de Voyage. Este último também aparece nas soleiras das portas dando as boas-vindas.
Em termos de equipamento, o Esprit de Voyage reforça sua ideia de tornar as viagens mais confortáveis e agradáveis, com bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com função de massagem, de onde se pode observar os dados oferecidos pelo head-up display com informação estendida. À direita estão localizadas a tela táctil de 10.3 polegadas e outro pequeno display localizado no console central pensado para acessar mais facilmente determinadas funções do veículo sem desviar a visão da estrada. Tudo isso com vidros acústicos laminados e grupos ópticos matriciais que permitirão usar os faróis altos sem ter que se preocupar em incomodar os outros condutores. Também está incluído de série o DS Drive Assist (dando ao DS 4 um Nível 2 de condução autônoma) com detecção de tráfego traseiro.
De forma opcional, o usuário poderá dispor de uma câmera de visão traseira de 360 graus, um sistema de visão noturna DS Night Vision (inédito no segmento), equipamento de som HiFi Focal Electra e tampa traseira elétrica com função mãos livres. Além disso, o Drive Assist 2.0 permitirá mudar de faixa de forma semiautomática.
Baseado no acabamento Rivoli, o Esprit de Voyage não introduz nenhuma alteração a nível técnico com relação ao DS 4 padrão, isso significa que também compartilha sistemas de propulsão com o resto da linha. Assim, os propulsores de acesso oferecem 130 cv de potência, tanto no caso do PureTech como do BlueHDI, enquanto que a alternativa de maior desempenho e eficiente é a híbrida plug-in E-Tense. Estamos falando de uma mecânica que combina um motor térmico de 180 cv com outro elétrico para assim oferecer de maneira conjunta um total de 225 cv de potência e um torque máximo de 360 Nm, enviados exclusivamente para o eixo dianteiro.
Independentemente da motorização escolhida, o DS 4 Esprit de Voyage será oferecido unicamente com uma transmissão automática de 8 velocidades com a qual o compacto francês consegue anunciar consumos combinados que vão dos 16 até os 83 km/l. Um carro que promete oferecer um plus de conforto graças, entre outras coisas, às rodas de 19 polegadas que vão calçadas com pneus com um perfil maior que o habitual - as medidas são 205/55 R19.