DS AUTOMOBILES E A MAGIA DA LUZ
Se existe algo que caracteriza os DS desde o início é o tratamento da luz, tanto para garantir o nível máximo de segurança quando se conduz de noite ou em circunstâncias de baixa visibilidade, como para gerar efeitos luminosos que criam uma assinatura inconfundível e espetacular, que se tornou em uma das grandes senhas de identidade da marca francesa. Como muito dos traços que distinguem a DS Automobiles no universo premium, esta atenção especial aos grupos ópticos toma sua inspiração diretamente no mítico DS ‘Tubarão’.
Em 1967, a Citroën estreava uma de suas inovações mais lembradas: os faróis direcionáveis. Graças à uma complexa rede de elementos mecânicos e cordas de piano, conseguiu-se que os faróis auxiliares girassem com as rodas para iluminar o interior das curvas, enquanto os projetores principais incorporavam um corretor de altura automático, para manter o facho luminoso sempre ao mesmo nível. Este dispositivo permitia evitar o ofuscamento dos condutores que circulavam em sentido contrário.
Desde então, a tecnologia evoluiu e as diferentes variações de altura e do ângulo de giro dos projetores eram realizadas por meio de pequenos motores elétricos. Além disso, o giro das luzes era feito tanto nos faróis altos como nos baixos. Ao mesmo tempo, o uso de câmeras e sensores permitem regular perfeitamente a intensidade do facho luminoso, para adaptar-se tanto à estrada como à presença de outros condutores, assegurando sempre a máxima visibilidade sem ofuscamentos.
Em poucos anos, a linha DS passou de equipar faróis halógenos às modernas luzes com sistema Full LED, passando pelos faróis de Xênon. Em termos de luminosidade, e, portanto, de segurança, estes sistemas não têm ponto de comparação. A luz de um farol halógeno não resiste ao enfrentamento com a de um projetor Full LED, tanto no que diz respeito à luminosidade como no conforto visual, já que as cores de seus fachos de luz estão em sintonia com a vista humana, de modo que se produz uma menor fadiga visual. Em 2015, o DS 5 lançou a assinatura luminosa da marca com projetores que incorporavam as tecnologias LED e Xênon, além de intermitentes sequenciais. Com um tratamento que lembra ao das inserções de pedras preciosas.
A bordo dos atuais DS 3 e DS 4, esta via de trabalho evoluiu até os faróis MATRIX LED VISION, que evocam uma série de joias que dão um ar moderno e elegante à assinatura luminosa. Além disso, permitem conduzir com as luzes na potência máxima sem preocupar-se em ofuscar o veículo da frente ou ao que se aproxima no sentido inverso.
Com a primeira geração do DS 7 chegou o sistema DS ACTIVE LED VISION, que oferece uma série de efeitos extraordinários, como a rotação dos faróis quando se vai acessar ao automóvel, uma forma de saudação que revela que o veículo está vivo. Além deste detalhe técnico, estas luzes produzem um facho luminoso que se adapta tanto às condições da estrada como à velocidade que se está circulando.
Incorpora cinco modalidades que são ativadas automaticamente, dependendo das circunstâncias. Assim o modo Parking entra em ação nas manobras de estacionamento, enquanto o Town Beam foi pensado para a cidade. A largura do facho aumenta depois de cinco segundos de condução. Por outro lado, o Country Beam se concentra na iluminação da estrada ao superar os 50 Km/h, revelando-se como um modo perfeito para trajetos extra-urbanos. O Motorway Beam otimiza as funções do sistema de iluminação para a condução em autopista, aumentando o alcance das luzes além dos 110 Km/h. Finalmente, quando começa a chuva e o mal tempo, o Adverse Weather é ativado, aumentando a potência dos módulos e reduzindo a intensidade do projetor principal. A estas funciones é preciso acrescentar os faróis direcionais (Dynamic Bending Light), uma homenagem ao lendário DS ‘Tubarão’, e as luzes altas (High Beam), que significam um passo adiante em termos de segurança.
A última inovação da marca francesa é o sistema DS PIXEL LED VISION 3.0, presente no novo DS 7. Os módulos PIXEL se distinguem por uma gestão otimizada do fluxo luminoso, conservando os 3 módulos característicos que são encontrados em toda a linha. A função PIXEL permite uma iluminação ótima. O fluxo luminoso é mais potente, mais homogêneo, com um alcance de 380 metros (facho principal). A menos de 50 km/h, a largura do facho alcança os 65 metros. No lado interior: os dois módulos de luz de baixa/luzes de posição se acendem juntos. No exterior, o módulo de luz alta PIXEL tem 84 LED em três filas. A função de luz de curva é gerenciada pela intensidade dos LED exteriores do módulo PIXEL em função do ângulo do volante.
Por sua parte, as luzes de circulação diurna DS LIGHT VEIL são inspiradas no trabalho realizado nos concept cars como os precursores DS X E-TENSE e DS AERO SPORT LOUNGE. A luz parece atravessar a cor da carroceria. É composto de uma luz diurna e quatro linhas verticais de luz compostas por 33 LED. Esta inovação está no processo de fabricação: a superfície de policarbonato gravada com laser é pintada apenas na parte interna para dar um aspecto que alterna a luz e zonas pintadas da cor da carroceria. Cria um efeito de profundidade e brilho similar ao de uma joia. O DS LIGHT VEIL se acende e apaga quando o carro está bloqueado e desbloqueado.
Estas inovações são complementadas com o sistema DS NIGHT VISION, que potencializa a segurança quando se conduz de noite. Uma videocâmera com infravermelhos, instalada na grade dianteira, detecta pedestres, ciclistas e animais no caminho a uma distância de até 100 metros.