DS AUTOMOBILES E PENSKE AUTOSPORT APRESENTAM O DS E-TENSE FE23 ‘GEN3’

A DS Automobiles prepara-se para um grande momento na sua história no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E.
Na sequência de uma incrível e bem-sucedida segunda geração, que resultou na conquista de duplos títulos de Pilotos e Equipes entre 2019 e 2020, bem como em uma série de recordes incomparáveis (10 vitórias, 15 pole-positions e 28 pódios), o conjunto apoiado pela Stellantis revela oficialmente o seu DS E-TENSE FE23, carro com o qual competirá na nona temporada (2022-23).
O monolugar 100% elétrico de terceira geração, com a sua reconhecível decoração em preto e dourado, assume perfeitamente o caráter da DS Automobiles, sendo o testemunho do mais recente salto tecnológico da marca.
O FE23 integra um número significativo de alterações em relação ao seu antecessor. Os carros da ‘Gen3’ são os mais rápidos no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, alcançando uma velocidade máxima de 280 km/h, sendo também 60 kg mais leves do que os equivalentes da ‘Gen2’. Mas ainda mais importante é a questão da eficiência, com mais de 40% da energia usada em uma corrida proveniente da regeneração em frenagem.
Também é significativa a maior potência do DS E-TENSE FE23, monolugar que alcança os 350 kW, em comparação com os 250 kW do ‘Gen2’, bem como o fato de contar com tração nas quatro rodas. Uma nova mecânica montada à frente junta 250 kW extra aos 350 kW do eixo traseiro, duplicando a capacidade de regeneração para um total de 600 kW. Por fim, graças ao novo grupo motopropulsor dianteiro, o ‘Gen3’ é o primeiro monolugar de Fórmula E sem freios traseiros hidráulicos.
Desenvolvido pela DS Performance, divisão de competição da DS Automobiles, o DS E-TENSE FE 23 será a arma de escolha da equipe da DS PENSKE e dos seus pilotos, Stoffel Vandoorne, atual detentor do título de Campeão do Mundo de Fórmula E, e Jean-Éric Vergne, o único piloto na história da Fórmula E a ter conquistado o cetro por duas vezes.
Reforçada pela sua nova associação com a PENSKE AUTOSPORT, a DS Automobiles continua empenhada em garantir mais vitórias e títulos, bem como em alcançar novos recordes neste campeonato totalmente elétrico, que continua sendo um vetor de aceleração para o seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Mais do que nunca, este compromisso é um projeto-chave para a DS Automobiles, marca que se tornará exclusivamente 100% elétrica a partir de 2024.
A nova temporada da Fórmula E promete ser uma das mais competitivas desde o início desta competição em 2014, graças ao inovador novo carro de ‘Gen3’ e a um plantel de onze equipes e regulamentos esportivos reformulados. As distâncias de corrida serão, a partir de agora, determinadas por séries de voltas, em vez de tempo em pista, passando as equipes a carregar rapidamente os seus ‘Attack Mode’ durante as paradas nos boxes.
Principais características do DS E-TENSE FE23 Gen3:
Performance e eficiência:
- Grupo motopropulsor desenvolvido pela DS Performance
- Potência máxima: 350 kW (476 cv)
- Velocidade máxima: 280 km/h (otimizada para circuitos urbanos)
- Freios: o novo grupo motopropulsor dianteiro oferece um adicional de 250 kW aos 350 kW gerados no eixo traseiro; sistema de frenagem elétrico (do tipo brake-by-wire) em todas as rodas.
- Potência energética recuperada em frenagem: 600 kW
- 40% da energia usada durante as corridas deriva da regeneração em frenagem.
Sustentabilidade:
- De acordo com o fornecedor, as baterias ‘Gen3’ estão entre as mais avançadas e duráveis já fabricadas. São feitas com minerais de fontes ambientalmente responsáveis, sendo as células da bateria depois reutilizadas e recicladas no final do seu tempo de vida útil.
- Linho e fibra de carbono reciclados serão usados pela primeira vez na construção da carroceria do veículo. A fibra de carbono será reciclada a partir dos monolugares ‘Gen2’ para reduzir a quantidade global de novas fibras de carbono criadas.
- A pegada de carbono do ‘Gen3’ foi medida desde a fase de concepção para documentar as medidas de poupança energética empreendidas, bem como o impacto ambiental global. Todas as emissões inevitáveis serão compensadas como parte do compromisso líquido de carbono zero da Fórmula E.