DS AUTOMOBILES PREPARA O DESENVOLVIMENTO DE DOIS NOVOS CROSSOVERS ELÉTRICOS

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, realizou anúncios muito importantes no âmbito da apresentação dos resultados financeiros do primeiro semestre de 2021 do grupo automobilístico. Entre outras marcas, a DS Automobiles foi um dos destaques desses anúncios realizados por Tavares. O futuro mais imediato da marca premium francesa passa irremediavelmente pela eletrificação.
Todos os novos modelos que a DS Automobiles introduzirá no mercado a partir de 2024 serão 100% elétricos. O objetivo não é outro que tornar a DS uma marca composta exclusivamente por veículos elétricos em um curto espaço de tempo. Será uma vantagem com relação ao resto das marcas que compõem o conglomerado automobilístico da Stellantis. Agora, para alcançar essa meta será necessário o desenvolvimento de novos modelos.
Além dos atuais DS 4 e DS 9 que são recém-chegados à linha DS, Tavares indicou que a oferta incluirá outros quatro modelos novos. No final deste ano será apresentado o roteiro detalhado que seguirá cada uma das marcas que formam a Stellantis, no entanto, estas primeiras chaves permitem jogar um pouco de luz sobre o plano estratégico que será colocado em marcha.
O futuro do DS 7 Crossback passa por sofrer uma renovação integral. Em 2022 estreará a sua atualização de meio ciclo de vida que permitirá que esta geração, a primeira, enfrentae o resto de vida comercial que tem pela frente. Em 2025 o crossover francês será transformado em um veículo elétrico sustentado pela plataforma STLA Medium.
Haverá também um substituto para o DS 3 Crossback, o único modelo elétrico atualmente na linha DS. Será aproximadamente em 2026 quando estreará sua nova geração sobre a plataforma STLA Small e também dispensará os motores a combustão.
Agora, faltam outros dois modelos. As informações atuais assinalam que a DS está decidida a ampliar sua oferta SUV com dois novos crossovers elétricos. O primeiro deles será um SUV Coupe inspirado no DS Aero Sport Lounge conhecido internamente com o código P85. E por outra parte, será introduzido um SUV de dimensões compactas e sete lugares. Um projeto sob o código P95. Em ambos os projetos Thierry Métroz, Diretor de Design da DS Automobiles, será uma peça chave.
Outros informes também mostram que essa agenda de lançamentos inclui uma versão elétrica do novo DS 4. Trata-se de uma grande surpresa, já que durante o processo de desenvolvimento desse compacto não havia sido considerada a possibilidade de oferecer uma mecânica com essa característica. É por isso que ele é oferecido tanto com motores a gasolina como com motorizações híbridas plug-in. A marca mudou de opinião e será, previsivelmente, em 2024 que chegará a versão elétrica do DS 4. O projeto já está em marcha, embora se encontre em um estado embrionário.