EBRO: UMA PICK-UP ESPANHOLA 100% ELÉTRICA

A Espanha não é precisamente um país de pick-ups, um tipo de veículo que tem muita popularidade em outras regiões, como os Estados Unidos e a Austrália. No entanto, há um projeto em marcha para produzir a Ebro, uma pick-up 100% elétrica e espanhola.
Ebro é o nome de um dos principais rios da península ibérica. Mas também o nome de uma marca de veículos industriais nascida em 1954, criada pela Motor Ibérica, e que fabricava ônibus, caminhões e furgões, entre outros. Esta marca chegou a ser muito importante, mas desapareceu na década de 80, como tantas outras empresas.
Agora, a Ecopower, junto com outras empresas como QEV Technologies, BTECH e Ronn Motor Group, estão trabalhando para tornar realidade este projeto de pick-up espanhola elétrica.
Para dar vida a este projeto, as empresas participantes utilizarão as instalações da Nissan na Zona Franca de Barcelona e tomarão como base a plataforma da Nissan Navara. Desta forma, criarão uma completa linha de veículos todo-terreno e todos eles impulsionados por um sistema elétrico.
O projeto já contou com uma base prévia, através de um carro patrocinado pela construtora espanhola Acciona e que conseguiu terminar um Rally Dakar, um resultado que dá força a esta ideia. A equipe de trabalho está composta por empresas como QEV Technologies, BTECH e Ronn Motor Group, além da própria Ecopower, e foi realizado um investimento de 1 bilhão de euros, divididos em cinco anos.
Como destaca o CEO da QEV Technologies, Joan Orús, “nosso objetivo é potencializar a mobilidade sustentável de forma integral, setor onde somos um ator reconhecido internacionalmente, mas buscando agora a industrialização de veículos para transformar profundamente a nova mobilidade, assim como o transporte urbano e a logística de última milha”.
Por outro lado, esta iniciativa significará a criação de 4.000 empregos diretos, mais outros 10.000 indiretos. Além disso, o projeto não contempla apenas a criação da pick-up Ebro, mas também veículos industriais, pequenos caminhões e ônibus de 8 e 12 metros de comprimento.
Por enquanto não há muita informação a respeito e teremos que aguardar alguns meses para conhecer mais detalhes sobre este interessante projeto 100% espanhol de mobilidade elétrica.