EDISON FUTURE EF1-T: DESIGN E SUSTENTABILIDADE EM FORMATO DE PICK-UP

No início deste ano, a SPI Energy, uma empresa global de energia renovável e fornecedor de soluções para veículos elétricos, anunciou que trabalharão em um novo programa com a empresa de projetos automobilísticos Icona Design. Esta associação parece ser muito interessante, ainda mais depois de conhecer os primeiros dados dos dois modelos que acabam de ser apresentados, uma pick-up denominada EF1-T e uma van de entregas chamada EF1-V, ambas impulsionadas por baterias e construídas sobre o mesmo chassi.
Através da subsidiária da SPI Energy, a EdisonFuture, estes dois veículos chegarão ao mercado com diferentes propósitos. A pick-up estará disponível em três versões diferentes: Standard, Premium e Super. A primeira utilizará apenas um motor elétrico, com uma aceleração de 0 a 100 km/h estimada em menos de 6.5 segundos e uma capacidade de reboque máxima de 3.400 kg. A Premium incorpora um segundo propulsor para assim completar o 0 a 100 km/h em menos de 4.5 segundos, sendo capaz de rebocar até um máximo de 3.628 kg.
Por cima destas duas versões se situará a denominada Super, que se destaca por um sistema de propulsão composto por três motores elétricos, de maneira que a pick-up poderá alcançar os 100 km/h em menos de 3.9 segundos e sua capacidade máxima de reboque será de 3.855 kg. De acordo com a EdisonFuture, esta versão também estará disponível com uma configuração de dois motores, assim como com um sistema de carga solar que também será oferecido em suas irmãs menores, embora as cifras de autonomia ainda não tenham sido fornecidas.
A opção da cobertura solar retrátil pode ser um grande passo adiante em termos de recarga de baterias, mas primeiro será preciso descobrir a eficiência destas. O comprimento padrão da caçamba é de 1.98 metros, mas se encontra disponível uma versão opcional de 2.43 metros no caso de o cliente necessitar uma área de carga adicional. Em relação ao interior, o projeto segue o mesmo padrão que a maioria dos veículos elétricos atuais, com uma grande tela táctil de infotainment de 17.5 polegadas e câmeras nos pilares A que servem como substitutas dos tradicionais espelhos retrovisores.
Quanto à van, estará disponível em duas versões diferentes: Standard e Long Range. A primeira utilizará uma configuração de um único motor, enquanto que a segunda se beneficiará de um segundo propulsor. Mais uma vez se desconhecem os dados relativos à autonomia do veículo. A capacidade de carga variará entre 7.362 e 11.326 litros, enquanto que as cifras máximas de reboque oscilarão entre 3.400 e 3.628 kg. O teto solar também é opcional, mas não está claro se será tão eficiente como o da pick-up.
É possível que todas as cifras sejam reveladas quando for apresentado um protótipo do EF1-T no Salão de Los Angeles em meados de novembro. De acordo com Denton Xiaofeng Peng, presidente e diretor executivo da SPI Energy: “Estamos emocionados pela oportunidade de mostrar nossas últimas inovações em veículos elétricos no LA Auto Show, o primeiro grande salão de automóveis da temporada. Com a presença de pessoas influentes da indústria, entusiastas dos automoveres e compradores consumidores, o Salão de Los Angeles oferece uma plataforma excelente para apresentar a tecnologia de próxima geração que impulsiona nossa pick-up eléctrica EF1-T”.