ELM EVOLV: TRANSPORTE URBANO SEGURO E EFICIENTE
Projetado pela Astheimer e desenvolvido pela Prodrive Advanced Technology, o EVOLV é um quadriciclo elétrico compacto e altamente eficiente para entregas de ‘última milha’.
O veículo, completamente novo, tem uma capacidade de carga que rivaliza com furgões de tamanho médio.
O que foi anunciado sobre o ELM EVOLV
A missão de ambas as marcas era criar o quadriciclo da categoria L7e mais capaz, seguro e eficiente (com peso inferior a 600 kg, sem incluir as baterias), que pudesse ser conduzido com uma carteira de habilitação comum. Com apenas 3.240 mm de comprimento, 1.450 mm de largura, 2.150 mm de altura e um peso de 850 kg com baterias, o compacto EVOLV possui uma potência surpreendente com duas áreas de carga configuráveis que proporcionam 4 m³ de espaço de carga, atingindo 60% do volume total do veículo.
A arquitetura única maximiza o espaço de carga
Apresenta aproximadamente o dobro do volume de carga de outros veículos L7e e pesa a metade de um furgão compacto com volume de carga semelhante.
O design do EVOLV comporta um europallet de 1.6 m de altura com uma capacidade de carga útil de 300 kg na área de carga principal. O acesso é feito pela lateral através de portas deslizantes com fechamento automático, e a altura da plataforma de carga é de 300 mm. A área de carga secundária, acessada pelas portas traseiras, oferece espaço adicional para um europallet de 1.2 m de altura e uma carga útil de 200 kg.
O design resultante é uma consequência direta de sua função, com três volumes que se cruzam, únicos e simples. A arquitetura minimiza a cabine do condutor.
O interior foi projetado com foco na ergonomia do condutor, oferecendo um ambiente de trabalho confortável com uma interface de usuário intuitiva. O banco central do condutor proporciona acesso mais fácil de ambos os lados e oferece melhor visibilidade de pedestres e ciclistas através do para-brisa envolvente.
Concebido para um alto tempo de operação, o EVOLV possui um raio de giro estreito de 7.8 m, comparável à capacidade de 7.6 m de um táxi londrino, permitindo manobras rápidas em ruas congestionadas.
A análise dos ciclos de trabalho de veículos elétricos de última milha levou os engenheiros a equipar o modelo com uma bateria de até 20 kWh, que proporcionará uma autonomia por volta de 160 km. Os criadores comentaram que outras capacidades de bateria estão sendo consideradas para os modelos de produção, e serão exploradas na próxima fase de desenvolvimento. Espera-se que o EVOLV tenha um tempo de carregamento de 20 a 80% em menos de duas horas.
Criado para demonstrar a arquitetura e ser totalmente representativo de seu tamanho e características, o EVOLV agora será utilizado para avançar nas discussões em curso com as partes interessadas e clientes de logística, varejo e entrega de alimentos.
Após isso, o projeto entrará na fase de preparação para a produção antes da homologação. Os clientes testarão os veículos de produção em pré-série, e o início da produção no Reino Unido está previsto para 2028. Espera-se que os preços comecem abaixo de 25.000 libras esterlinas (185.000 reais).