EM CINCO ANOS O NISSAN TSURU CAUSOU MAIS DE 4.000 MORTES NO MÉXICO

A última informação sobre as investigações da LatinNCAP é contundente. O Nissan Tsuru é considerado a carro mais inseguro do México e se no ano passado já havia causado 3.000 mortes, as novas estatísticas mostram que o modelo esteve envolvido em pelo menos 4.000 mortes no México entre os anos de 2007 e 2012.
A LatinNCAP baseou sua investigação nas estatísticas oficiais. De acordo com os dados analisados, o Nissan Tsuru foi o carro que apresentou o maior índice de mortalidade nos registros de acidentes de trânsito fatais. Durante os cinco anos considerados no informe, foram registrados no México um total de 2.011 acidentes fatais nos quais um Nissan Tsuru esteve envolvido, em um resultado total de 4.102 vítimas mortais.
O diretor do organismo Alejandro Furas considera incrível como o México continua permitindo que o Nissan Tsuru seja produzido e comercializado, especialmente levando em conta que estamos falando de um dos fabricantes e exportadores mais importantes do mundo, que de forma paralela comercializa em outros mercados e inclusive no mercado local, modelos com os mais altos níveis de segurança.
O Nissan Tsuru foi avaliado pela LatinNCAP no ano de 2013, obtendo zero estrelas em proteção a ocupante adulto e zero estrelas para ocupante infantil, ou seja, a menor pontuação possível. Mas como sempre ocorre nesses casos, o fabricante se ampara na falta de normas claras por parte dos governos, que neste caso não exige que os automóveis devam incluir freios ABS e airbags como parte de seu equipamento de série.
Nesse sentido, Furas foi mais longe ao afirmar que a indústria automobilística mexicana bloqueia a atrasa a implementação de normas de segurança mais exigentes que são propostas pelo governo. A LatinNCAP acredita que é uma responsabilidade da Nissan retirar de forma imediata o Tsuru de todos os mercados da América Latina onde é comercializado. No final do ano passado, o Equador proibiu a importação do Tsuru por considerá-lo muito inseguro (veja aqui).
É evidente que ao público tampouco importa muito, seja por desconhecimento ou por necessidade econômica. Durante o ano de 2015, o Nissan Tsuru colocou-se na sexta posição entre os veículos mais vendidos no México, com um total de 49.134 unidades comercializadas.