EM PRINCÍPIO O POLESTAR 1 IRIA SER O VOLVO C90

Há somente alguns dias a Volvo apresentou o primeiro modelo de sua nova submarca esportiva, o Polestar 1. Este coupe híbrido plug-in de 600 cv apresenta um design muito atrativo, mas um pouco familiar, uma vez que em larga escala é o Volvo Concept Coupe que a marca apresentou no Salão de Frankfurt 2013.
Após a apresentação do Polestar 1, os responsáveis da marca sueca explicaram todos os detalhes do modelo, incluindo sua particular fórmula de concepção, revelando também alguns detalhes interessantes de sua gestação. Mas a verdade é que o Polestar 1 não teve o design inspirado no concept, mas trata-se da versão de produção do próprio protótipo apresentado há 4 anos.
Após a apresentação do Concept Coupe, a marca decidiu dar luz verde ao projeto devido à excelente recepção que o modelo havia tido. No entanto, seu desenvolvimento coincidiu com a nova estratégia da marca sueca, que incluía o lançamento da Polestar como uma nova submarca, com um produto diferenciado do catálogo regular da Volvo, por isso tomaram a decisão de modificar o projeto.
Originalmente, o coupe não pretendia ser o modelo de 600 cv com fibra de carbono por todos os lados, mas a versão coupe de duas portas do Volvo S90, na verdade, sua denominação deveria ter sido Volvo C90, embora isso nunca chegasse a acontecer.
De acordo com as declarações de Thomas Ingenlath, então chefe de design da Volvo, responsável pelas linhas do concept e agora à frente do projeto Polestar, há uns dois anos foi consultado pelo CEO da marca sueca, Hakan Samuelsson, sobre a possibilidade de que o modelo fosse comercializado com o emblema da Polestar e não da Volvo.
Isso levou a repensar parte do projeto, especialmente no nível de engenharia, com novos reforços em fibra de carbono e acrescentando um novo motor elétrico ao esquema motriz, originalmente o T8 PHEV da Volvo. Em termos de desenho, as mudanças foram menores, como é possível perceber nas imagens comparativas abaixo. O Polestar 1 surge praticamente idêntico ao Volvo Concept Coupe de 2013, as modificações são sutis, como a grade dianteira, a forma do lábio inferior, a posição da tampa do tanque, os painéis interiores das portas e pouco mais. A novidade mais notável é a adição do aerofólio traseiro retrátil, do qual por enquanto não há imagens.