ENTOP MADA 9: O PRIMEIRO SUPERESPORTIVO DO AFEGANISTÃO COM MOTOR TOYOTA
Pensar em um superesportivo é imaginar um Ferrari ou um Lamborghini com um motor de 12 cilindros uivando através de um sistema de escape de alto desempenho. No entanto, no Afeganistão eles têm um conceito um tanto diferente do que deveria ser um superesportivo. O Entop Mada 9, que é o primeiro modelo com estas características que se fabrica no país, está equipado com um motor Toyota de 4 cilindros.
Fabricado à mão por um grupo de 30 engenheiros da Entop e do Instituto Técnico Vocacional do Afeganistão durante os últimos cinco anos, o Mada 9, que é o nome recebido pelo carro, finalmente foi apresentado, embora não tenham revelado muitos detalhes técnicos do veículo.
Por enquanto, o que pudemos ver do Entop Mada 9 é o seu design. Parece realmente agressivo e extremo, com um grande splitter dianteiro, afilados faróis, uma pequena grade frontal, marcados arcos de roda, uma seção traseira alongada, entradas de ar laterais e uma altura muito rebaixada. Tudo isso sobre um jogo de rodas de grande diâmetro para completar seu estilo.
O motor do Mada 9, e aí vem o que é realmente surpreendente, é de origem Toyota. Sabemos que muitos fabricantes instalam motores de outras marcas em seus carros. No entanto, a Entop decidiu que este motor seria um bloco de 4 cilindros em linha como o que impulsiona o Toyota Corolla. Por enquanto não temos muitos detalhes, exceto que está montado na parte traseira no meio do chassi tubular e cercado de materiais compostos leves.
Tampouco foi revelada a cifra de potência que oferece este motor, nem sua cilindrada, os tempos no 0 a 100 km/h ou sua velocidade máxima. Entretanto, o fabricante afegão revelou alguns vídeos e imagens do veículo, onde podemos escutar o som do seu motor enquanto queima os pneus.
Ainda faltam alguns meses para que conheçamos todos os detalhes técnicos do primeiro superesportivo do Afeganistão. O diretor executivo da Entop, Mohammed Riza Ahmadi, assegurou que o carro transmitirá o valor do conhecimento às pessoas e melhorará a imagem do país perante o mundo. A intenção é vender o carro no Afeganistão e no futuro comercializá-lo a nível internacional.