ESBOÇOS DO JAGUAR I-PACE PARECEM VAZAR UMA RENOVAÇÃO DO CROSSOVER ELÉTRICO

Estes estranhos esboços de patente foram apresentados pela marca britânica no início do ano passado, mas foi somente no início deste mês que o seu registro internacional se tornou efetivo, o que significa que os esboços agora passam a fazer parte da base de dados pública das respectivas autoridades de marcas e patentes. Eles foram descobertos pelo pessoal da publicação Motor Trend e revelam uma série de modificações estéticas no Jaguar I-Pace, mas por sua natureza não está claro se trata-se realmente de um facelift ou de outra iniciativa da empresa.
Embora apareçam várias mudanças na parte frontal e na traseira, a verdade é que elas são tão sutis que custa diferenciá-las à primeira vista. Por isso foram criadas imagens comparativas das áreas mais afetadas por estas mudanças, que curiosamente foram extraídas do I-Pace Concept que foi apresentado em 2016. A semelhança com este modelo é tal, que os esboços parecem corresponder com o protótipo inicial do modelo, embora conte com algumas modificações próprias da versão de produção, como o perfil dos espelhos retrovisores laterais de maior tamanho.
Na parte frontal é muito difícil encontrar as mudanças no modelo que protagoniza estes esboços, já que elas são mínimas e, além disso, estão tão bem integradas, sendo um pouco complexo localizá-las à primeira vista.
Ao contrário de outros facelifts deste tipo, os elementos principais da parte frontal do crossover elétrico britânico não mudarão. Como se aprecia claramente nos esboços de patente, os faróis, a grade e as entradas de ar frontais são idênticas aos elementos que equipam o modelo que podemos encontrar atualmente nos concessionários da marca. O que realmente muda, embora apenas ligeiramente, é a área inferior do para-choque, que adota as formas do concept original, sem as ópticas auxiliares e com uma moldura metálica que cobre o ângulo sobre elas e que dispõe de lâminas em sua parte superior. De resto, a parte frontal exibe-se idêntica às imagens do modelo atual.
Curiosamente, na parte traseira surgem mais mudanças, pois o para-choque muda quase completamente. As lanternas parecem ter os mesmos grafismos, mas as saídas de ar inferiores mudam de posição, além disso, as formas do próprio para-choque e o difusor inferior também são diferentes, adotando as formas exatas do concept de 2016.
Dada a extrema semelhança destes esboços com o concept, não podemos deixar de indagar se estamos realmente diante do registro do design desse protótipo no lugar de uma nova atualização do modelo. Estes esboços foram apresentados no início de 2019, cerca de 3 anos depois da apresentação do I-Pace Concept e quase um ano depois a apresentação da versão de produção. Seria um imenso erro dilatar tanto um trâmite tão básico e fundamental como este, por isso supomos que a marca pretende registrar uma renovação do modelo, embora a verdade seja que o único elemento impróprio do concept é o perfil dos espelhos retrovisores. O que também nos faz pensar que ou eles nunca chegaram a registrar o protótipo de 2016 ou pretendem utilizar estes traços no futuro.
O fato é que a Jaguar já apresentou uma grande atualização do modelo no início deste ano, embora por enquanto só tenham sido implementadas novidades nas partes técnica e de equipamento, com motivo da chegada do novo modelo 2021. Isso incluiu a estreia do novo sistema de infotainment Pivi Pro, que já está disponível em outros modelos da Jaguar Land Rover e que conta com duas telas de 5.0 e 10 polegadas, conectividade sem fios, Apple CarPlay e Android Auto. Além de elementos como a câmera 3D Surround com visão 360° e o sistema ClearSight para o espelho retrovisor interno. A nível mecânico não foram implementadas mais modificações além das que afetaram o sistema de carga do modelo, que agora conta com um carregador de 11 kW que permite carregar muito mais rápido.