ESPANHA: UM PAÍS SOBRE RODAS
Treze localidades da geografia espanhola e um monumento, Alhambra, levaram - literalmente - seus nomes sobre as quatro rodas de um carro por mais de 80 países do mundo. Lugares como Ibiza, León, Ateca e Arona batizaram os modelos da SEAT desde 1983. Treze nomes próprios de rincões da Espanha aos quais será acrescentado mais um com o lançamento do novo SUV de até 7 lugares no ano que vem, escolhido pela primeira vez de forma participativa. Este é um passeio por todos eles, antes de conhecer no segundo semestre qual será a última parada desse itinerário:
- Ibiza, uma ilha e cinco gerações: O nome insular do SEAT nasceu em 1984. O modelo mais icônico da marca chegou à sua quinta geração e foram vendidos mais de 5,4 milhões de unidades. O veículo recebe o nome da maior ilha das Pitiusas, que conta com mais de 200 km de praias, conhecida em todo o mundo como referência da diversão e do caráter mediterrâneo.
- Um best-seller no planalto castelhano: León foi o nome escolhido em 1999 para designar o modelo compacto mais vendido da marca. Com três gerações e 1,8 milhões de unidades vendidas, o León é o modelo atualmente mais vendido da SEAT. A geração atual, renovada no ano passado, permitiu ao fabricante espanhol dar o grande salto e se tornou o segundo pilar da marca.
- O primeiro SUV, reinando em Aragón: Uma pequena aldeia aragonesa de 1.800 habitantes e um castelo medieval deu nome ao primeiro SUV da SEAT, nascido o ano passado. O Ateca recebeu desde então vários reconhecimentos, como o Prêmio AUTOBEST 2017, que mostraram o nome desse povoado a nível internacional.
- O crossover mais vulcânico: A turnê pela geografia espanhola chega em 2017 até a localidade de Arona (Tenerife), nas Canárias. O irmão menor do Ateca, que será apresentado no final de junho, evoca as paisagens vulcânicas protegidas pela Montanha de Guaza.
- Alhambra, a oitava maravilha do mundo: Em 1996 foi lançado o primeiro monovolume da SEAT tomando o nome da cidadela granadina do século IX, considerada a oitava maravilha do mundo e Patrimônio da Humanidade. No total, foram vendidas 402.000 unidades desse veículo familiar, em duas gerações.
- Um Toledo na Cidade das Três Culturas: O sedan nascido em 1991 evoca a cidade de Castilla que une a cultura judaica, árabe e cristã. O Toledo se tornou o número um de seu segmento, e até agora, foram vendidos cerca de um milhão de exemplares desse modelo.
- 13 nomes percorrem a geografia espanhola: Ao longo da história da SEAT também foram postas sobre rodas cidades como Ronda (1982), Málaga (1985), Marbella (1986), Córdoba (1993), Arosa (1997), Inca (1995) e Altea (2004). No total, 13 carros associados a nomes de localidades espanholas ficaram registrados no mapa do país.
- O próximo nome está nas mãos do público: O irmão maior do Ateca será o 14º modelo batizado com algum lugar emblemático da Espanha, mas pela primeira vez a população poderá participar em sua eleição. O projeto #SEATbuscaNombre convida para que cidades, povoados, monumentos ou qualquer nome de localidade da Espanha podem ser apresentados como proposta até o dia 22 de junho neste link. Os finalistas serão anunciados em setembro no Salão de Frankfurt e o ganhador que dará nome ao novo SUV de grandes dimensões será revelado antes de 15 de outubro.