Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. ESTA É A HISTÓRIA DOS TRÊS BUGATTI ENTERRADOS POR ETTORE NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Notícias

ESTA É A HISTÓRIA DOS TRÊS BUGATTI ENTERRADOS POR ETTORE NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

27/06/2021

Voltar
ESTA É A HISTÓRIA DOS TRÊS BUGATTI ENTERRADOS POR ETTORE NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

A história dos três Bugatti enterrados por Ettore na Primeira Guerra Mundial é uma amostra do que um homem pode fazer para preservar o projeto de sua vida. Em uma época em que a marca francesa estava em uma constante evolução, o estopim da Primeira Grande Guerra provocou um dos capítulos mais escuros da história recente da Europa, apenas superado pela Segunda Guerra Mundial. Esta é a história de como a Bugatti superou o primeiro grande obstáculo em sua promissora carreira.

A vida de Ettore Bugatti está marcada pelo sucesso e a tragédia em partes iguais. Descendente de uma família de artistas, o jovem Ettore mostrou suas habilidades na fabricação e desenvolvimento na mecânica, focando sua carreira desde muito cedo na criação de automóveis. Na verdade, com apenas 18 anos já havia construído o Bugatti Type 1, seu primeiro carro. Isso levaria Bugatti a criar uma série de carros de rua e de competição durante a primeira década do século XX.

No entanto, foi em 1910 que nasce o Bugatti Type 13, o destaque desta história. Apenas um ano depois de constituir a empresa em Molsheim (Alsacia), o Type 13 se converte em um dos primeiros veículos a equipar quatro válvulas por cilindro. É considerado um adiantamento a seu tempo, assim como um dos modelos mais bem-sucedidos da marca em competições. Em seus primeiros anos de vida conseguiria inclusive um segundo lugar no Grande Prêmio da França de 1911 disputado em Le Mans. Isso levaria Bugatti a trabalhar durante mais de uma década para evoluir e aperfeiçoar o Type 13.

Entretanto, Ettore não contava com o estopim da Primeira Guerra Mundial em 1914. Este acontecimento paralisaria a atividade na Europa e colocaria em cheque a economia mundial, o que incluiu, inevitavelmente, os fabricantes de automóveis. E claro, isso incluiu a Bugatti, que tinha sua sede em um dos epicentros do conflito bélico.

Ettore Bugatti se viu obrigado a paralisar a produção em sua fábrica de Molsheim durante a Grande Guerra. Segundo conta a lenda, ele levou dois Type 13 consigo a Milão (Itália) e enterrou as peças e componentes de outros três exemplares nas imediações da planta. Isso permitiria preservar alguns dos ativos da empresa durante a guerra e lhe concederia uma segunda oportunidade para renascer a partir de 1918.

Após finalizar a Primeira Guerra Mundial, Ettore Bugatti volta a Molsheim. O Tratado de Versalhes obrigou a Alemanha pagar fortes indenizações por seu papel protagonista na guerra. Entre elas se encontrava a devolução da Alsacia à França. Isso permitiu à Bugatti inscrever-se como fabricante francês no Salão de Paris de 1919, onde exibiu os Type 13, Type 22 e Type 23.

Voltando à competição, onde Bugatti colocaria grande parte de seus esforços, Ettore consegue montar três unidades do bem-sucedido Type 13. Os dois primeiros seriam os carros resgatados da Primeira Guerra Mundial que viajaram a Milão. O terceiro, no entanto, seria montado com as peças enterradas nas imediações da fábrica em 1914. A empresa se inscreve com estes três veículos naquela que seria a primeira corrida na França depois da guerra.

O Grande Prêmio da França de 1920 foi disputado em agosto desse ano e Bugatti conseguiria chamar a atenção de todos. Seu Type 13 cruzaria a linha de chegada na primeira posição, um veículo que havia sobrevivido a um dos capítulos mais escuros do século XX.

Esta seria a primeira das grandes vitórias da marca no período entre as guerras. A próxima vitória chegaria em 1937 já no formato de corrida de 24 horas. A segunda, em 1939, teria um protagonista comum, Jean-Pierre Wimille, acompanhado neste caso de Pierre Veyron no comando do novo Bugatti 57C. Esta última é, talvez, a vitória mais importante deste período para Bugatti, já que ambos os pilotos brilharam em Le Mans com um só carro e escassos recursos.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter