ESTE AC COBRA DE CARBONO COM 1.000 CV ESTÁ PRESENTE EM MONTEREY

A Monterey Car Week, que começou esta semana e amanhã terá o Concurso de Elegância de Pebble Beach, está repleta de novidades de todo tipo, incluindo criações das mais especiais, como é o caso deste projeto da Classic Recreations.
O especialista americano irá fabricar um AC Cobra sob licença que parece espetacular, tanto por aspecto como por rendimento e performance. Na verdade, a empresa pretende produzir apenas 10 exemplares, e cada um deles custará a bagatela de 1.2 milhões de dólares.
Como é evidente pelas imagens, o traço mais característico deste AC Cobra, criado para celebrar o 60º aniversário do clássico modelo, é sua carroceria, fabricada em fibra de carbono exposta, que pesa apenas 40 quilos, segundo a empresa.
Graças ao uso intensivo de fibra de carbono e outros materiais leves, o peso esperado deste Cobra é por volta de uma tonelada. Graças ao baixo peso e ao tremendo motor de 8 cilindros que esconde debaixo do capô, oferece um desempenho espetacular.
O chamado Diamond Edition está equipado com um poderoso motor de 5.0 litros V8 ‘Coyote Aluminator Gen3’ da Ford Racing, que conta com um compressor Magnuson e gestão eletrônica MoTec, para conseguir uma potência de nada menos que 1.014 cv e um torque máximo de 1.016 Nm.
O bloco V8 surge acoplado a uma transmissão manual Tremec, de 6 velocidades, e permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos (estimativas prévias falavam inclusive de 3.2 segundos) e uma velocidade máxima estimada de 306 km/h.
O modelo está baseado em uma suspensão inspirada na competição, com componentes fabricados na medida, e não faltam radiadores para a transmissão, o óleo e o diferencial traseiro. As rodas, aliás, são forjadas, enquanto o sistema de freios leva a assinatura do especialista BAER.
De acordo com o fabricante, ainda há oito unidades disponíveis do carro, agora, este Cobra não está homologado para circular por estrada aberta, de modo que é de uso exclusivo em circuito.