ESTE ASTON MARTIN VALKYRIE AMR PRO ESTÁ À VENDA E NÃO SAIRÁ BARATO
Um dos Aston Martin mais extremos da história é sem dúvida o Valkyrie. O hypercar britânico é um dos favoritos dos entusiastas do mundo automobilístico e personalidades de todo o mundo.
No entanto, para os mais insaciáveis, existe uma versão ainda mais louca e exclusiva: o AMR Pro. Disponível em apenas uma tirada de 40 exemplares, está destinado exclusivamente ao uso em circuito.
O chamativo desta notícia é que a Aston Martin vendeu todos na época do lançamento, mas um dos primeiros agora está à venda na RM Sotheby’s. Por ‘usado’, devemos entender que deu apenas algumas voltas de aquecimento em circuito.
Em comparação com um Valkyrie ‘normal’, o AMR Pro conta com uma distância entre os eixos 38 cm maior. É mais largo e também mais alto, concretamente 96 mm na frente e 115 mm atrás, enquanto sua aerodinâmica é ainda mais sofisticada.
Na verdade, o pacote aerodinâmico que porta, alonga o Aston Martin em 27 cm, para gerar o dobro de carga aerodinâmica. Como resultado, o AMR Pro pode suportar acelerações laterais superiores a 3G, similar às que experimentam os carros de Fórmula 1.
Em comparação com o original, a versão de pista utiliza uma série de materiais leves como a fibra de carbono e o perspex (vidro acrílico) para a carroceria e as janelas.
No total, o AMR Pro pesa menos de uma tonelada, o que significa uma economia de 150 kg em relação ao modelo do qual procede. Não é nada mal para um carro propulsionado por um motor Cosworth V12 de 6.5 litros que desenvolve mais de 1.000 cv e chega até as 11.000 rpm.
Como foi mencionado anteriormente, o carro que está à venda só foi conduzido uma vez por seu atual proprietário, no Circuito Internacional de Bahrein, que recebe corridas de Fórmula 1 desde 2004, sob o atento olhar dos técnicos da marca britânica, que por sua vez compete na categoria rainha do automobilismo. Portanto, este Valkyrie AMR Pro está como novo em todos os aspectos.
Quanto ao preço de venda, a RM Sotheby’s está negociando de forma privada, mas é muito provável que seja muito superior aos cerca de 3 milhões de dólares declarados pela versão ‘de rua’. Previsível, não?