ESTE CITROËN 2CV AGORA EQUIPA UM MOTOR ELÉTRICO DO NISSAN LEAF

A conversão para carros elétricos, ou ‘electromod’, é uma técnica que vem sendo utilizada por muitos proprietários com o objetivo de manter vivos seus veículos clássicos. O futuro não é nada promissor para este tipo de carros, de modo que com estes trabalhos podem ser preservados durante mais tempo ao mesmo tempo que se melhora o seu desempenho. Este é o caso do Citroën 2CV que agora equipa um motor elétrico do Nissan LEAF.
O clássico da Citroën, que esteve na ativa entre 1948 e 1990, recebeu uma série de importantes modificações que vão desde o chassi até o motor. A primeira das grandes alterações acontece sobre o chassi do Citroën 2CV. Para realizar a conversão a elétrico foi necessário adaptar esta plataforma para integrar as baterias de íons de lítio. A bateria pode ter uma capacidade de 27, 32 ou 37 kWh, e se localiza em posição central, ocupando toda a parte inferior do piso.
Também foi removido o motor a gasolina original de 18 cv do 2CV, e em seu lugar, localizado na parte dianteira, agora encontra-se um propulsor totalmente elétrico procedente do Nissan LEAF de primeira geração. Esta unidade desenvolve 110 cv de potência e impulsiona as rodas dianteiras do clássico francês. Além disso, com esta nova mecânica, o 2CV atinge uma velocidade máxima de 130 km/h.
E não é só isso. Este ‘electromod’ também permite contar com 190, 220 ou 250 quilômetros de autonomia entre carga e carga, de acordo com o tamanho da bateria escolhida. Segundo a 2CVGarage, a oficina especializada com base na Holanda que realizou este trabalho, seu Citroën 2CV elétrico pode realizar cargas rápidas graças a uma tomada localizada na parte traseira, com a qual recupera 30% de sua autonomia em 20 minutos.
Por último, as modificações significaram um incremento de peso no veículo, mas agora oferece uma condução mais estável e suave que o modelo original. A empresa realiza este tipo de conversões e oferece certos pacotes para transformar um 2CV em um carro elétrico. Não se conhece o custo da conversão.