ESTE É O NOVO SKODA KODIAQ 2024: MAIOR, MAIS TECNOLÓGICO E TAMBÉM PHEV

A Skoda apresenta em alto estilo, e não é à toa, a nova geração do SUV de maior tamanho de sua linha. Trata-se do Skoda Kodiaq 2024, uma novidade que continua sendo o carro-chefe da marca checa, embora tenha mudado em todos os aspectos.
Desde o design, agora mais maduro e moderno, até as dimensões, com muito espaço a bordo para os passageiros e um porta-malas generoso, o Kodiaq é um carro completamente novo.
É claro, o interior também dá um passo adiante, tanto em tecnologia como em materiais e estofamentos, ao mesmo tempo que foi atualizada a gama de motores. Uma oferta onde o grande protagonista é o Kodiaq híbrido plug-in (ou PHEV), que oferece até 100 km em modo elétrico.
Novo Skoda Kodiaq 2024 agora eletrificado
Mas o importante é que a Skoda também continua apostando nos motores a combustão, gasolina e diesel, incluindo a estreia de um micro híbrido, para chegar a um público realmente amplo. Tudo isso em um novo modelo bem interessante, que chegará ao mercado no segundo trimestre de 2024, com preços ainda por anunciar.
Exterior: dimensões e design
O Skoda Kodiaq 2024 cresce em todas as suas dimensões: é 6 cm mais longo e agora alcança os 4.75 metros de comprimento, 1.84 metros de largura e 1.66 metros de altura, com uma distância entre os eixos que aumenta até os 2.79 metros.
É claro que tudo isso vai em benefício da habitabilidade, com uma capacidade de porta-malas que, como mostraremos mais adiante, é recorde na categoria.
Mas voltemos ao design. Basta dar uma rápida olhada para perceber que o design mudou muito em relação à geração anterior, embora com a sensação de evolução em tom moderno, graças ao fato de as proporções gerais do carro tenham permanecido inalteradas.
Na frente, destaca-se o novo logotipo da Skoda, presidindo o capô, sobre a grande grade hexagonal que, sob pedido, pode ser iluminada, mas de uma maneira mais discreta que no Enyaq iV.
Abaixo, surge uma fina entrada de ar de lado a lado e duas pequenas telas verticais nas laterais. Tudo cuidado ao milímetro, pois foi pensado com base na aerodinâmica (aliás, o Cx baixou para 0.28) e na refrigeração.
Desta forma, os retrovisores externos também foram perfilados, e os para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, enquanto as rodas apresentam um desenho aerodinâmico e também há um pequeno aerofólio no teto.
Os faróis estão divididos: acima estão as luzes baixas, enquanto abaixo surgem os módulos matriciais LED que, em comparação com o modelo anterior, têm 50% a mais de segmentos luminosos e oferecem 15% a mais de potência luminosa.
Este último detalhe é um extra opcional, de série apenas na versão topo de linha Sportline. Os grupos ópticos traseiros também podem ser Full LED e contam com uma função de boas-vindas animada e intermitentes dinâmicos. O perfil foi estilizado com as grandes rodas de liga leve, de 17 a 20 polegadas de diâmetro.
Interior: porta-malas, espaço e tecnologia
Exatamente como a geração anterior, o novo Skoda Kodiaq também pode ser escolhido em versão de sete lugares, oferecendo agora para os passageiros da terceira fila mais espaço tanto para a cabeça como para os joelhos.
Em relação ao porta-malas, no modelo de cinco lugares aumentou em 75 litros, alcançando uma capacidade declarada de 910 litros, que chega aos 2.105 no melhor dos casos, rebatendo a segunda fila. Por outro lado, se a opção for pelo modelo de sete lugares, se desfruta de 340 litros atrás da terceira fila de bancos, que são 845 quando são usados somente cinco assentos ou 2.035 litros, ao rebater os encostos.
Acomodados no posto de condução, o olhar se dirige rapidamente para as duas telas, de 10 polegadas para a instrumentação e de 13 polegadas para o sistema multimídia, complemento perfeito para um painel de design moderno, limpo, racional e, ao mesmo tempo, capaz de transmitir uma grande sensação de qualidade, graças à combinação de diferentes materiais.
Todas as funções estão concentradas na tela do infotainment, com exceção dos controles da climatização, para os quais foi reservado um espaço dedicado, composto por botões e seletores redondos que, no centro, incorporam pequenas telas de onde é possível controlar a temperatura interior, o aquecimento e a ventilação dos bancos.
Além disso, pela primeira vez em um Skoda, o seletor do câmbio DSG é montado na coluna de direção, maximizando assim o espaço no túnel central. Há também um novo Head-up display e cinco entradas USB-C de série, três na parte dianteira e duas na traseira, assim como um carregador através de indução para smartphones.
Por último, como mandam os cânones, todos os sistemas estão conectados à rede e podem ser escolhidos entre materiais de estofamento sustentáveis, tanto para os bancos como para o painel.
Motores: gasolina, diesel e híbrido
O novo Skoda Kodiaq 2024 chegará ao mercado com uma gama de motores bastante variada, o que nestes tempos que correm, é um ponto ao seu favor.
O topo de linha é o representante híbrido plug-in, que combina um motor a gasolina de 1.5 litros com uma unidade elétrica para somar uma potência de 204 cv. Neste caso, estamos falando de tração dianteira, associada à transmissão automática de dupla embreagem DSG, de 6 velocidades. Segundo os dados oficiais, o novo Kodiaq será capaz de rodar mais de 100 km em modo 100% elétrico e reabastecer através de um carregador de bordo de 11 kW, em corrente alternada, e 50 kW, em corrente contínua.
Os outros motores disponíveis são dois a gasolina e dois diesel, todos eles acoplados de série à transmissão DSG de 7 velocidades. Começando pela estreia, surge o 1.5 TSI mild-hybrid a gasolina e 150 cv, que estreia esta tecnologia de 48V na gama. Por cima encontra-se o 2.0 TSI de 204 cv, enquanto os blocos turbodiesel para escolha são o 2.0 TDI de 150 cv e o 2.0 TDI de 193 CV, também 4x4.
Para finalizar, o equipamento foi enriquecido com elementos como as mais recentes ajudas eletrônicas à condução e a nova suspensão adaptativa DCC, com amortecedores controlados eletronicamente de forma individual, que estreou com seu primo, o Volkswagen Tiguan.