ESTE EXCLUSIVO ASTON MARTIN LAGONDA SERIES 1 DE 1975 SERÁ LEILOADO NO REINO UNIDO
Diz a história que este modelo nasceu no início dos anos 70 pelo desejo do dono da Aston Martin, David Brown, em contar com um carro de sua marca no qual pudesse rodar com chofer. Em 1969 foi feito um protótipo, mas o projeto não tomou forma até alguns anos depois. Foi utilizado como base o V8 Vantage de duas portas da época, ao qual se alargou a distância entre os eixos até chegar a generosos 3.05 metros mantendo o mesmo motor V8 e as mesmas suspensões dianteiras e traseiras. O comprimento total era de 4.93 metros. A ironia é que o desejado Aston Martin de quatro portas só viu a luz depois que o senhor Brown deixou de ser proprietário da marca. Aquele primeiro Aston Martin Lagonda Series 1 foi revelado no Salão de Londres em outubro de 1974, quando a empresa já era propriedade da Company Developments.
O Aston Martin de quatro portas custava 24% mais caro que o coupe do qual derivava, o que unido ao momento em que foi lançado no mercado, em meio à grande crise do petróleo dos anos 70, fez com que suas vendas não fossem as esperadas. O primeiro desta curta série da Aston Martin foi parar nas mãos do presidente da empresa, William Wilson e em princípio seriam fabricados apenas sete exemplares até 1976, cinco com transmissão automática e dois com caixa manual de 5 velocidades. Posteriormente foi fabricada uma oitava unidade.
A unidade que será vendida pela casa de leilões Bonhams foi fabricada em 1975, sendo a de número seis da série inicial. Esta unidade foi completamente restaurada e ‘atualizada’ em 2006 pela RS Williams com algumas modificações para torná-lo mais adaptado à condução atual. O chassi foi desmontado, revisado e reconstruído com novas buchas e componentes de suspensão, incluindo uma direção melhorada, molas especiais, amortecedores e freios. O Lagonda, que já era um automóvel potente, recebeu a conversão do motor de 5.3 litros para 7.0 litros feita pela RS Williams, passando dos 325 cv originais para 485 cv, sendo capaz de alcançar sem nenhum problema os 260 km/h. Também foram substituídos os sistemas de escape, de alimentação de combustível e de refrigeração com um radiador de maior tamanho.
Para melhorar o conforto geral também foram utilizados novos isolamentos para o motor e o habitáculo, inclusive os vidros são novos para reduzir o ruído do exterior. Como era esperado, o interior foi redesenhado com as especificações mais luxuosas e agora conta com descansa braços centrais na parte dianteira e traseira. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico enquanto que o banco traseiro foi ligeiramente rebaixado para ampliar a altura disponível. Embora tenha sido mantida toda a estética do interior do Lagonda, foram introduzidos alguns elementos, como um telefone sem fios integrado ao equipamento de som, controles de aquecimento com um desenho mais atual e mais fáceis de manejar, e foi atualizado o ar-condicionado.
Ao longo de sua história, a Aston Martin produziu sete modelos com quatro portas laterais, sem contar o novo SUV DBX, que não tiveram muito êxito. Depois do protagonista das imagens, chegou o Lagonda V8 Saloon, os Lagonda Series 2, 3 e 4 com seus afilados designs em cunha e já em 2010 o Rapide, que de todos eles foi o que teve mais aceitação no mercado e o que mais tempo esteve à venda. O último dos fracassos da Aston Martin nesta categoria dos sedans esportivos foi o Lagonda Taraf, projetado em 2016 exclusivamente para o mercado do Oriente Médio e do qual iriam ser fabricados 200 exemplares, mas no final só foram construídos 120 porque a demanda foi muito escassa. Não há dúvidas de que uma plataforma um pouco antiquada, um equipamento e acabamentos que não estavam no nível do esperado em um Aston Martin, tiveram muito a ver para que o Taraf não alcançasse as vendas esperadas.
Mas o Lagonda das imagens rodou apenas 3.200 milhas, pouco mais de 5.000 quilômetros, desde sua restauração-atualização, de modo que seu estado é excepcional. Será vendido no leilão da Bonhams, em Goodwood, no próximo dia 10 de abril, com um preço estimado entre 200.000 e 300.000 libras esterlinas (1.2 e 1.8 milhões de reais).